sexta-feira, abril 28, 2006

Terapia pouco recomendável...

Terapia do Amor
Título original: Prime
De:
Ben Younger
Com:
Uma Thurman, Meryl Streep e Bryan Greenberg
Género:
Com Rom
Classificacao:
M/12

Rafi (Uma Thurman) é uma mulher bem sucedida, com 37 anos, que vive num bairro luxuoso de Nova Iorque. Divorciada, Rafi volta a descobrir a paixão e a amar como nunca amou quando conhece Dave (Bryan Greenberg), um talentoso jovem pintor de 23 anos. Rafi partilha todos os pormenores com a sua terapeuta (Meryl Streep), que a incentiva... até que descobre a identidade do novo amor da sua paciente.

Comentário: Um filme sobre a crise de meia-idade de uma mulher de 37 anos, divorciada (que com o corpo de Uma Thurman não deve ser lá grande problema), e dos diferendos geracionais e até religiosos. O destaque vai inteirinho para o talento de Meryl Streep, simplesmente hilariante como a Dra. Lisa Metzger, a terapeuta de Rafi Gardet (Uma) e mãe de David (Bryan Greenberg) - nada mais, nada menos, que o par romântico da história. Quanto ao filme em si, é engraçado mas nada de extraordinário.
Nota: 6/10

Da jaula para a liberdade

(Foto: Color China/AP)

Xiang Xiang tornou-se no primeiro panda criado em cativeiro a ser libertado no meio selvagem na China. A iniciativa foi do Wolong Giant Panda Research Center, que agora vai seguir Xiang Xiang, um macho de quatro anos, através de um sistema de GPS instalado num colar.

Scolari...gate

Portugal em choque: Scolari confirma contactos com a federação inglesa de futebol mas desmente existência de acordo

O treinador da selecção portuguesa de futebol, Luiz Felipe Scolari, confirmou hoje de manhã a existência de contactos com a Federação Inglesa de Futebol com vista à sua transferência para o comando técnico da equipa inglesa.

No aeroporto, antes de viajar para a Alemanha, onde foi fortemente pressionado pelos jornalistas que se haviam barricado junto à porta do terminal 16, Scolari deixou a garantia de que ainda não tomou qualquer decisão sobre o seu futuro.

Depois de um grande trabalho de investigação promovido pelo trabalho conjunto dos jornalistas dos três diários desportivos de Portugal, apoiados em rectaguarda pela estação de televisão TVI, ficou provado que Scolari, efectivamente, recebeu em Portugal, a visita do representante da FA inglesa.

Perante estes factos conclusivos e esmagadores, que desde que vieram a público têm vindo a chocar a nação, o seleccionar revelou que os contactos com a FA foram feitos pelo seu empresário, Gilmar Veloz, e confirmou que a abordagem foi permitida pela Federação Portuguesa de Futebol. Defendeu-se Scolari: "Eu sou um profissional com contrato com a federação [portuguesa] mas, em 31 de Julho, eu termino o meu contrato.", concluindo com esta enigmática frase: "Portanto, a vida vai continuar e não se sabe o que vai acontecer".

Sobre as informações que dão conta da existência de um acordo, Luiz Felipe Scolari garante que ainda nada foi assinado mas não esconde a vontade de equacionar o assunto assim que haja bases concretas de negociação, como anos de contrato, salário, equipa técnica e tipo de trabalho.

Mais um escândalo a abalar este país à beira-mar plantado. Depois da descoberta das couves-vaca infectadas com o H5N1 no quintal da dona Maria do Seixal, e da crise depressiva dos carapaus carecas portugueses, agora os portugueses, este povo martirizado, vê-se "a braços" de perder o seu seleccionador.

Agora Scolari não terá outro remédio: terá que ir bater a porta da casa de todos os portugueses e pedir perdão e claro, ganhar o Mundial na Alemanha.

A exposição de... "merda"

Até 2 de Julho no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, irá estar em exposição seis novas peças de um artista chamado de Alexandre Estrela, que partem da acção do grafitti e da utilização do "stencil". Até aqui tudo bem. Acontece que essa exposição foi sugestivamente intitulada de "Merda".

E porquê merda, perguntam vocês. Segundo o artista, as peças centrais nesta exposição foram inspiradas a partir da acção obsessiva de um homem que tem manchado, ao longo dos anos, as fachadas dos prédios da Estrada de Benfica, em Lisboa, com um grafitti da palavra "merda" exactamente de 15 em 15 metros.

Assim, Alexandre Estrela fez de "Merda" um livro de autor, numa edição de 500 exemplares, em que o artista gravou essa acção repetitiva de um homem que não conhece. Em fotografia, Estrela registou e transformou todas essas imagens num género de "flipbook" em que, folheando rapidamente, conseguimos ver em forma de "animação" a própria zona de Benfica com a palavra em questão constantemente repetida.

Como se já não bastasse, o artista apresenta-nos "Benfica", a outra peça central da exposição, que não é nada mais nada menos que um vídeo em que vemos o autor a folhear obsessivamente cada um dos 500 exemplares da obra! Mais, o som do vídeo é agressivo e tem uma frequência precisa, chamada "the brown tone", que supostamente activa no ouvinte uma enorme vontade de ir à... casa de banho.

Nem sei que é o mais doente... o homem que anda por aí a pintar a palavra "merda" nas paredes de Benfica, ou o autor deste trabalho!! Enquanto penso nisto, vou ali à casa de banho...

quinta-feira, abril 27, 2006

Ice Age conquista...

A Idade do Gelo 2: Descongelados
Título original: Ice Age: The Meltdown
De:
Carlos Saldanha
Com:
Ray Romano (Voz), John Leguizamo (Voz) e Denis Leary (Voz)
Género:
Ani, Com
Classificacao:
M/6

Manny, Sid e Diego estão de regresso numa nova e incrível aventura. A Idade do Gelo chegou ao fim e os animais estão deliciados com o seu novo mundo: um paraíso descongelado, cheio de parques de água e poços... Mas quando, Manny o mamute, Sid a preguiça e Diego o tigre descobrem que as milhas de gelo derretido poderão inundar o seu vale, eles têm de avisar os outros animais seus companheiros e, de alguma forma, encontrar um caminho para escaparem ao dilúvio que se aproxima.

Comentário: A sequela do enorme sucesso que foi "Ice Age" do brasileiro Carlos Saldanha, finalmente chega aos ecrãs de Portugal. "Ice Age: The Meltdown" recupera o trio do primeiro filme, Manny, Sid e Diego, agora mais amigos que nunca, num mundo em descongelamento. E claro, sem esquecer Scrat, o "esquilo" de nariz curioso que conquistou o coração dos espectadores de todo o mundo, na sua incessante busca (e luta) pela noz, com um maior "tempo de antena". É um filme novamente bem conseguido, mas mais adulto e divertido que o seu antecessor. Para todos os amantes da animação... e não só.
Nota: 7/10

Scary 4...

Scary Movie 4 - Que Susto de Filme!
Título original: Scary Movie 4
De:
David Zucker
Com:
Anna Faris, Regina Hall e Craig Bierko
Género:
Com, Ter
Classificacao:
M/12

Quarto filme da série "Scary Movie". Uma paródia aos filmes de terror e um gozo descarado a êxitos de bilheteira como "Guerra dos Mundos", "The Grudge - A Maldição", "A Vila", "Saw" e "Saw II", e "Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos".

Comentário: O quarto da série. Nada de especial a não ser a cena de "gozo" ao "Million Dollar Baby", e o prazer de ver a louca da Anna Faris no grande ecrã. Ri-me a valer. De resto, é o que se espera de um... scary movie.
Nota: 4/10

quarta-feira, abril 26, 2006

Chernobyl faz 20 anos

(Foto: Oded Balilty/AP)

Há 20 anos atrás, o maior desastre nuclear alguma vez vivido no mundo deixava enlutado um país, que ainda hoje sofre as consequências da radioactividade. Num memorial aos bombeiros que morreram em Chernobyl, na cidade de Slavutich, vários ucranianos acendem velas em homenagem aos seus conterrâneos.

Zarqawi mostra-se

(Foto: IntelCenter/AP)

Abu Musab al-Zarqawi, líder da organização terrorista Al-Qaeda no Iraque, fez ontem uma rara aparição, através de um vídeo posto a circular na Internet. Responsável por vários ataques contra as forças estrangeiras no Iraque, Zarqawi avisou os Estados Unidos de que "o pior" ainda está para vir.

terça-feira, abril 25, 2006

25 de Abril


25 de Abril de 1974. Revolução em marcha em Portugal. Finalmente é quebrado o já muribundo regime Salazarista, ao fim de mais de 40 anos no poder, com a rendição de Marcello Caetano. É organizada uma Junta Militar para tomar as rédeas ao país e permitir a criação de uma assembleia constituinte, representativa do povo, e recuperar o direito ao sufrágio universal, na defesa dos direitos e garantias individuais. O que veio a partir daqui é história...

Polémicas à parte, o 25 de Abril será sempre uma data importante no calendário da nação Portuguesa. Mas inevitavelmente, como acontece com todos os acontecimentos mundiais, uma vez falecidos todos os intervenientes directos, apenas ficará a memória transmitida pelos pais e avós, e os registos nos livros de história.

Memória aos mártires do Holocausto

(Foto: Orel Cohen/EPA)

Judeus ortodoxos olham para bandeiras nazis durante uma visita ao Museu do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém. A partir de hoje, ao pôr do sol, Israel assinala o Dia de Memória aos Mártires e Heróis do Holocausto, durante um período de 24 horas, a fim de homenagear os seis milhões de judeus que morreram às mãos dos nazis durante a II Guerra Mundial.

segunda-feira, abril 24, 2006

"Dragões" festejam título

(Foto: Estela Silva/Lusa)

Os adeptos do FC Porto estão a festejar, esta noite, a conquista da Liga portuguesa de futebol 2005/2006, o 21º título de campeão nacional, na baixa do Porto. Parabéns ao Futebol Clube do Porto.

Jardim budista no Bombarral

(Foto: Paulo Cunha/Lusa)

Um operário trabalha na construção de uma das pontes do jardim budista, na Quinta dos Loridos, no Bombarral. Financiado por Joe Berardo, o maior jardim do género fora do Oriente ficará concluído antes do fim deste Verão.

Lixo humano chega a Colónia

(Foto: Michael Sohn/AP)

As mil "Pessoas de Lixo" do artista alemão H.A. Schult foram colocadas em frente à Catedral de Colónia. A instalação, que já foi vista no Egipto, na China e na Rússia, pode agora ser apreciada pela primeira vez na Alemanha.

quarta-feira, abril 19, 2006

Estreou "Saias de Balão"


Hoje (ontem) foi a estreia do nosso último espectáculo "Saias de Balão", pela companhia de teatro MADS. Só agora tive oportunidade de me sentar um pouco e pensar sobre a peça. E, modéstia à parte, creio que correu muitíssimo bem. Não foi perfeito, longe disso, mas foi muito bom. Não nos podemos esquecer que temos muitos estreantes que, verdade seja dita, com nervos ou não, estiverem à altura.

Neste dia em que o nosso encenador, o Eduardo, esteve duplamente de parabéns (pois estreou no seu 41º aniversário), o público respondeu e correspondeu ao apelo, e compareceu em número considerável para uma estreia num dia pouco habitual.

Da minha parte, à parte das "azelhices" de guarda-roupa, como o colete que rebentou pela costura, esquecer-me das luvas para o baile, ou entrar com o casaco errado na cena do piquenique, creio que a sessão correu-me muitíssimo bem. O Miranda fez sucesso e fez as pessoas rirem-se de algumas das suas tolices.

Amanhã há mais e isto já se vai fazendo tarde. Para quem estiver interessado em assistir a esta peça que fique a saber que “Saias de Balão” é uma comédia amorosa, ambientada em meados do século XIX, que retrata com realismo e humor, os meandros da sociedade madeirense da época. “Saias de Balão” estará em cena até 23 de Abril.

Horário:
Dias 19, 20 e 21 de Abril: 21h00
Dia 22 de Abril: 16h00 e 21h00
Dia 23 de Abril: 18h00

Preço dos bilhetes:
12 euros para o público em geral e 7 euros para jovens e reformados.

terça-feira, abril 18, 2006

Nepaleses em fila

(Foto: Gautam Singh/AP)

Uma fila de nepaleses que aguardam a vez para comprar combustível, em Katmandu. Treze dias de manifestações pela restauração da democracia e uma greve geral fizeram baixar as reservas alimentares e de combustível.

O drama continua

(Foto: Oded Balilty/AP)

Vika Chervinska, 8 anos, espera a sua vez para rebeceber tratamento contra o cancro, amparada pela sua mãe, no hospital pediátrico de Kiev, na Ucrânia. Segundo a Greenpeace, mais de 90 mil pessoas poderão morrer de várias formas de cancro, causado pela radiação do acidente nuclear em Tchernobil, há 20 anos.

31 anos depois dos Khmer Vermelhos

(Foto: Heng Sinith/AP)

O Cambodja assinala o 31º aniversário do início do regime comunista dos Khmer Vermelhos. Um rapaz observa a pilha de crânios humanos na "stupa" (monumento budista), nos arredores da capital Phnom Penh, que serve de memorial às mais de um milhão e 700 mil pessoas mortas pelo violento regime de Pol Pot.

segunda-feira, abril 17, 2006

Coisa "nada" ruim...

Coisa Ruim
Título original: Coisa Ruim
De: Tiago Guedes, Frederico Serra
Com: Miguel Borges, Paulo Branco, Adriano Luz, Sara Carinhas e Afonso Pimentel
Género: Dra
Classificacao: M/16

Uma família lisboeta recebe como herança uma casa numa pequena aldeia do interior. Com a casa, diz o povo, vem também uma maldição...
"Coisa Ruim", primeiro filme português a abrir a competição do Fantasporto, é a primeira longa-metragem de Tiago Guedes e Frederico Serra, a dupla da premiada curta "O Ralo" e do telefilme da SIC "Alta Fidelidade". O argumento é assinado pelo jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho (irmão de Tiago Guedes).

Comentário: Este é o primeiro filme português de grande qualidade que vejo em algum tempo (e porque ainda não vi o aclamado "Alice"). Com tiques de Kubrick e M.Night Shyalaman, "Coisa Ruim" é uma obra muito interessante. O seu grande trunfo é a localidade escolhida - Seia. Uma fotografia belíssima, excelentes interpretações e um argumento q.b., para deixar os espectadores satisfeitos à saída. Assim, vale a pena ver cinema português.
Nota: 7/10

O assalto perfeito...

Infiltrado
Título original: Inside Man
De: Spike Lee
Com: Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster, Christopher Plummer e Willem Dafoe
Género: Dra, Thr
Classificacao: M/12

Deveria ser o assalto perfeito, a obra-prima de um génio: o assalto a um grande banco de Nova Iorque. Mas será que cada um dos envolvidos é aquilo que aparenta ser?
Um "thriller" empolgante, realizado por Spike Lee ("Verão Escaldante", "Malcolm X"), e com Denzel Washington, Clive Owen e Jodie Foster nos principais papéis.

Comentário: Um excelente thriller, com um leque de óptimos actores (Denzel, Owen, Dafoe, Foster); um argumento interessantíssimo, uma excelente banda sonora, e uma realização muito boa, como é de esperar do realizador de "The 25th Hour". Uma das surpresas do ano. Muito bom! A não perder.
Nota: 8/10

quinta-feira, abril 13, 2006

Ai... a preguiça!

(Foto: Narong Sangnak/EPA)

Jovens budistas tailandeses esperam a vez para receber comida, em Banguecoque, no festival de Songkran, que comemora a entrada do Ano Novo.

Cultura em Istambul

(Foto: Kerim Okten/EPA)

A cidade turca de Istambul foi seleccionada capital europeia da cultura para 2010, juntamente com Essen, na Alemanha, e Pecs, na Hungria. A decisão foi da União Europeia. Esta é uma das pinturas alusivas ao evento que foram colocadas no centro de Istambul.

Presente, faltou, faltou, faltou...

Falta de deputados no Parlamento impede votação de leis

A ausência de 120 dos 230 deputados da Assembleia da República inviabilizou ontem a votação de legislação por falta de quórum, apesar de a maioria ter assinado o livro de presenças no início da sessão.

Faltaram às votações 107 deputados (50 do PSD, 49 do PS, 5 do CDS-PP, 2 do PCP e 1 do BE), sem contar com as 13 ausências justificadas por missão no estrangeiro.

No entanto, quase todos os deputados do PS assinaram o livro de presenças (114 em 121), tal como a maioria dos sociais-democratas (52 em 75), dos comunistas (dez em 12), dos democratas-cristãos (nove em 12), dos bloquistas (sete em oito) e a totalidade de "Os Verdes" (dois em dois).

Contudo, no final da sessão estavam presentes apenas 66 socialistas, 21 sociais-democratas, oito comunistas, seis democratas-cristãos e os sete bloquistas e os dois ecologistas que assinaram o livro.

Ou seja, os nossos parlamentares eleitos, independentemente da sua cor política, decidiram aparecer, assinar e baldar-se à sessão. Cada vez mais me dão razão. Temos gente a mais no hemiciclo. Para quê tanto político? 230 deputados? Para quê? Quando ainda por cima, 1/3 nada lá faz.

Como é óbvio, por falta de quórum, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, encerrou a sessão sem que tivessem sido realizadas as votações que estavam agendadas.

quarta-feira, abril 12, 2006

Britânico coloca sogra à venda


Cansado das interferências de sua sogra, um cibernauta britânico a senhora à venda, num "site" de leilões. "Oferta especial: vende-se sogra por apenas 1 libra" (cerca de 2 euros), dizia o anunciou publicado no eBay, segundo o jornal britânico "The Sun".

O desempregado Steve Owen, 42, fez a oferta na seção "artigos de colecção e coisas estranhas". Além do texto, os cibernautas podiam ver uma foto de Caroline Allenm - a sogra oferecida no anúncio. Na descrição, a senhora é definida como "usada", "boa com animais e para cozinhar" e "fora de actividade desde 1980".

Steve explicou o seu gesto como uma reação à crescente invasão da sogra na sua vida particular. Após 27 anos nos Estados Unidos, Allenm mudou-se para o Reino Unido para viver próxima de sua filha Tracey.

O genro espera que alguém se interesse pelo anúncio. "Estou realmente preocupado, ela vem à minha casa todos os dias, tentando mudar a minha vida. Só espero que alguém a leve embora", disse o homem.

Caroline não se abalou com o anúncio do genro, e disse que não pretende mudar de comportamento: "Ele é um vadio e não vou deixar de atormentá-lo porque ele não mudará. Além de que, esse é o meu trabalho. Ele poderia ter fixado o preço de base para o leilão em 100 libras, já que sou mais bonita ao vivo."

Terroristas do Lugar de Baixo II

Estamos a 2 dias e pouco do "atentado terrorista" a ser preconizado pela seita do demónio na terra sagrada do Lugar de Baixo. Hoje na secção das "cartas do leitor" do DN, há uma contribuição que eu não resisto em coloca-la aqui, até porque me identifico, e muito, com o lá escrito.


As comparações do "Sr." Bispo

Virgem Santa! Há tempos ouvi dizer uma barbaridade, mas que, até certo ponto embora não saiba se tem ponta de verdade, fez-me pensar. Disseram-me que houve quem dissesse que era no Vaticano que estava o demónio! Um esquizofrénico talvez, um filho de Deus qualquer… Às vezes não duvido. E então com estas aberrações comparativas do "Senhor" Bispo do Funchal, caio em agonia! Em que "santa" cabeça se compara o som e o divertimento com terrorismo?

"Senhor Bispo" fique mas é sabendo que é um desespero ir às suas eucaristias, e que nelas, na mente de quem duvida e logo pensa, surgem questões existenciais que versam essencialmente sobre a razão de continuar ali a ouvi-lo! Não vejo ninguém sair esperançado após ter ouvido uma homilia sua! Ninguém. No máximo o que os acabrunhados conseguem dizer é que você tem muita sabedoria e tal… Mas muito sinceramente fala, fala, fala, e nunca o vejo a fazer nada!

As suas comparações e análises do bem e do mal, a meu ver, e a meu sentir são do mais básico que há! Insiste em bater no ceguinho do "pééécado" da humanidade (como pronuncia arcaicamente). Sua Exa. Reverendíssima, é do mais seco e básico que há, afugenta a ideia de um Deus bom e apresenta sempre um Deus à sua semelhança do seu pobre pensamento. Um Deus limitado, frustrado e ganancioso de fazer juízos. Um Deus em jeito de homem, um Deus ilusoriamente másculo!

Eu conheço-o! E ainda me pergunto se há alguma frestazinha aberta na sua mente que a deixe arejar e apanhar um pouco de ar deste século. Leia! Os jovens são bonitos, a humanidade também… e o pecado… nem sei se existe, porque acredito numa força sublime que tudo compreende, supera e abençoa.

Tenho por vezes vergonha de si, porque me baptizaram com todo o gosto no Catolicismo que sua Excelência Reverendíssima e tantos outros tão mal apresentam! Ninguém tem culpa que só consiga encontrar Deus dentro de quatro paredes e em escrituras, e que na rua encontre o mal para dentro das mesmas incessantemente "advertir". Há quem "ore" com bases hedonísticas! Há quem ore a dançar! Melhor do que você! Com mais intensidade! Com mais abertura. Há gente "muito à frente" das suas infelizes comparações.

Aprendi e acredito que se um artista não recebe aplausos, a culpa é dele mesmo. Você é um péssimo artista. Um Bispo que deixa imenso a desejar. E uma pessoa duvidosa. Compare antes o futuro da Igreja Católica de que tanto glorifica a si mesmo. Se eu fosse a si, tentava saber quem eu era e excomungava-me o mais rápido possível. Faça isso, é uma provocação, que é para depois Vossa Excelência Reverendíssima dizer que é misericordioso e que não o fará. Pode ser que para alguns fique mais bem visto.

Augusta Avilar

O mundo ao contrário...


O Supremo Tribunal de Justiça considerou como "lícito" e "aceitável" o comportamento da responsável de um lar de crianças com deficiências mentais, acusada de maus tratos a vários menores.

A arguida era a responsável pelo lar residencial do Centro de Reabilitação Profissional, uma instituição que funcionava como valência da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal. A senhor tinha sido indiciada por diversas situações: daria palmadas e estaladas às crianças, fechá-las-ia em quartos escuros quando estas se recusavam a comer. Foi condenada por apenas um caso (o tribunal considerou que, pelo menos por duas vezes, amarrou os pés e as mãos de um menino de sete anos, como forma de evitar que saísse da cama e perturbasse o seu sono), tendo sido condenada com pena suspensa.

O Ministério Público recorreu, mas não lhe foi dada razão. O Supremo disse, aliás, que fechar crianças em quartos é um castigo normal de um "bom pai de família". E que as estaladas e as palmadas, se não forem dadas, até podem configurar "negligência educacional". Mais, "na educação do ser humano justifica-se uma correcção moderada que pode incluir alguns castigos corporais ou outros. Será utópico pensar o contrário e cremos bem que estão postas de parte, no plano científico, as teorias que defendem a abstenção total deste tipo de castigos moderados", concluem os juízes.

Como bem disse o Prof. Eduardo Sá, a sociedade tem de começar a abrir os olhos para estas situações. Para mim esta situação abre um precedente altamente preocupante. Afinal, bater nas crianças é perfeitamente lícito. O Supremo Tribunal não é uma entidade acéfala! Alguém assinou aquele despacho judicial. Espero que não tenha filhos porque, se os tiver, serão concerteza crianças em risco.

terça-feira, abril 11, 2006

O Evangelho Proibido de Judas

Novo evangelho reabilita figura de Judas Iscariotes

Porque é que Judas Iscariotes traiu e denunciou Jesus de Nazaré aos romanos? A questão atormenta os católicos e alimenta o sentimento anti-semita desde os primórdios do Cristianismo. Agora, o reaparecimento de um manuscrito com mais de 1700 anos oferece uma nova luz sobre os acontecimentos que precipitaram a captura e posterior crucificação de Jesus.

O Evangelho de Judas, uma cópia em copta de um texto do século II atribuído a um grupo cristão gnóstico, apresenta uma versão radicalmente diferente da ligação entre Jesus e Judas, que é retratado como o discípulo preferido a quem é confiada a missão de salvação de Cristo.

"Este é o relato secreto da revelação que Jesus confiou em segredo a Judas Iscariotes três dias antes da Paixão", principia o Evangelho de Judas, um documento do qual existiam apenas referências verbais que remontam a 180 d.C. O Evangelho de 13 páginas está contido num códice que foi desenterrado nos anos 70 das areias de El Minya, no Egipto, e que esteve fechado em cofres e até num frigorífico até ser confiado à Fundação Mecenas para a Arte Antiga da Suíça.

Um complexo e avultado processo de reconstituição patrocinado pela National Geographic Society confirmou a veracidade do documento, um genuíno exemplar da literatura apócrifa cristã do ano 300. Como repetiram os vários académicos convidados a analisar e comentar o Evangelho, a descoberta do texto não implicará qualquer reescrita da História - o relato confirma, como muitos outros documentos da antiguidade cristã, as acções do discípulo de Jesus. Mas abre a porta à reabilitação daquela que é uma das mais intrigantes e mal-amadas figuras do Cristianismo.

"Aqui Judas não é o malvado, corrupto, perverso e quase demoníaco seguidor de Jesus que trai o seu mestre; é, pelo contrário, o mais íntimo e próximo amigo de Jesus, aquele que conhecia e compreendia Jesus melhor do que qualquer outro e que apenas denunciou Jesus às autoridades porque essas foram as suas instruções", sublinha Bart Ehrman, director do departamento de Estudos Religiosos da Universidade da Carolina do Norte.

"Tu excederás todos os outros. Pois tu sacrificarás o homem que me veste", escrevem os autores (desconhecidos) do Evangelho de Judas. O documento descreve conversas em que Jesus revela a Judas Iscariotes as verdades do mundo - o caos, o cosmo, os anjos, a criação da humanidade -, reforçando a ideia de que aquele era o discípulo predilecto e o único capaz de compreender o seu mestre. "Afasta-te dos outros e eu dir-te-ei todos os mistérios do reino. É possível alcançá-los, mas sofrerás muito", diz Jesus. O Evangelho aborda ainda o desprezo dos outros discípulos: "Numa visão, vi-me no meio dos doze discípulos, que me perseguiam e apedrejavam", descreve Judas. "Serás amaldiçoado pelas outras gerações -, mas acabarás por governar sobre elas", responde Jesus.

A verdade é que nenhum dos textos canónicos, nomeadamente os quatro evangelhos do Novo Testamento, oferece uma explicação consistente para a traição de Judas: Mateus, Marcos, Lucas e João interpretam de maneiras diferentes o mais enigmático episódio da Paixão de Cristo, apontando a ganância ou a influência do demónio como as razões que levaram Judas a denunciar Jesus às autoridades romanas. Agora, o Evangelho de Judas avança a predilecção de Jesus, e a devoção do seu discípulo, como os motivos que estão por trás da traição.

fonte: PUBLICO

Ovelhas-anúncio

(Foto: Jacob van Essen/EPA)

Na Holanda, nem as ovelhas escapam à fúria intervencionista dos anúncios publicitários. Nas pastagens junto às auto-estradas é comum encontrar-se ovelhas vestidas com capotes estampados.

Uma escola com crianças lá dentro

(Foto: Stephen Morrison/EPA)

Alunas da escola Kiembesamaki, em Zanzibar, Tanzânia, assistem a uma aula, no dia em que os líderes africanos lançaram uma campanha para pôr todas as crianças na escola até 2015.

A Zona da Amizade...

Apenas Amigos
Título original: Just Friends
De:
Roger Kumble e Ryan Reynolds
Com:
Ryan Reynolds, Amy Smart e Anna Faris
Género:
Com
Classificacao:
M/12

Chris Brander tem tudo - dinheiro, boa aparência e um emprego apetecível como executivo de uma editora de música de L.A. Mas as coisas nem sempre foram assim... Quando andava no liceu em New Jersey, Chris era tímido, gordo e o alvo das piadas dos outros miúdos. E estava apaixonado por Jamie Palamino, que gostava dele, mas apenas "como um irmão". Agora, Chris é um sedutor e tem como missão transformar uma mimada capa de revista numa estrela pop. E por causa de uma avaria num avião, que os levaria a Paris, Chris acaba a ir parar a New Jersey, reencontrar a mãe e dar de caras com o antigo amor da sua vida: Jamie.

Comentário: É hilariante. E isto basta. Apesar de algo estúpido em parte, a roçar a idiotice até, tem piada. E por detrás uma história de amizade e amor, as as suas fronteiras. Tenho que obrigatoriamente destacar Ryan Reynolds, que dá ao seu "Chris", aquele ar de "pateta" com estilo (a fazer lembrar em partes o Jim Carrey), bem como a Anna Faris, simplesmente hilariante e tresloucada, na pele da famosíssima artista pop Samantha James.
Nota: 6/10

O sono dos políticos...


"Os países funcionam melhor quando os seus políticos dormem. O problema, neste sítio, é que os seus dirigentes têm ciclicamente pesadelos, acordam a meio da noite, e falam ao telemóvel".(...)"O Estado português nunca estudou Matemática. A única coisa em que é mestre é na arte de somar. Somam-se mais funcionários. Somam-se mais benesses."

Fernando Sobral, "Jornal de Negócios", 11-04-2006

segunda-feira, abril 10, 2006

C.I.A. & Co...

Syriana
Título original: Syriana
De:
Stephen Gaghan
Com:
Kayvan Novak, George Clooney, Amr Waked e Christopher Plummer
Género:
Dra, Thr
Classificacao:
M/12

"Syriana" é um complexo "thriller" político que tem como pano de fundo as intrigas e corrupção no mundo da indústria global do petróleo. Desde as jogadas de bastidores dos poderosos em Washington até à vida dos homens que trabalham nos poços, as diversas histórias que decorrem em "Syriana" entrelaçam-se e formam uma tela que nos mostra as consequências humanas da busca impiedosa de riqueza e poder. Num país do Golfo produtor de petróleo, o jovem e carismático Príncipe Nasir procura mudar o há muito estabelecido relacionamento com os interesses económicos americanos ao conceder os direitos de prospecção à oferta mais alta, neste caso aos chineses. É um enorme golpe para a Connex, uma empresa texana que detinha esses mesmos direitos, bem como para os interesses americanos na região. Entretanto, a Killen, uma pequena empresa petrolífera do Texas, propriedade de Jimmy Pope (Chris Cooper), acabou de ganhar os direitos de prospecção numa apetecida zona do Cazaquistão, o que a torna muito atractiva para a Connex, que necessita de novos territórios para manter a sua capacidade de produção. Quando as duas companhias se fundem, o negócio atrai as atenções e é chamada uma firma jurídica para averiguar. Bob Barnes (George Clooney) é um agente veterano da CIA prestes a terminar a carreira e cujo último trabalho será... o assassinato do Príncipe Nasir.

Comentário: Syriana é um intrincado trabalho que aposta num "thriller" político, artificiosamente urdido. Um agente da CIA (George Clooney) investiga um escândalo em torno da sua própria intervenção nos negócios do petróleo; um corporativo (Matt Damon)que perde um filho em circunstâncias trágicas, "adoptado" por um príncipe árabe à procura de mudar os termos das habituais negociatas; um jovem paquistanês que se envolve numa trama terrorista. Interessante em texto, mas algo aborrecido em filme. Vale pela excelência da fotografia e imagens do país escolhido: o Irão.
Nota: 6/10

Os Terroristas do Lugar de Baixo

Abri o Diário hoje de manhã e deparei-me com estas pérolas:

«Caros jovens não vos deixeis seduzir em Sexta-feira Santa por um evento musical que é uma falta de respeito às convicções religiosas do nosso povo» - D. Teodoro Faria, Bispo do Funchal

«Seduzir jovens para um megaconcerto em Sexta-feira Santa para negócio é sujar as mãos com o dinheiro de Judas» - novamente o bispo D. Teodoro.

Ainda ontem, o Diário dava conta de um documento subscrito por sacerdotes e fiéis, no qual se comparava o espectáculo "Madeira@Paradise Dance Tour 2006" a um acto terrorista.

Bem, depois de ler isto e reflectir durante 2,0445 segundos, fiquei com uma vontade enorme de atirar pedras a uma embaixada qualquer ou então, no mínimo, queimar uma ou outra bandeira. Portanto, vamos lá caro Ayato... perdão, sr. Bispo, diga-me quem são os infieis que vão arder no calor do inferno. Têm de ser purificados em vida, estes terroristas, e à base da pedrada!

sexta-feira, abril 07, 2006

As feridas abertas de Chipre

(Foto: Petros Karadjias/AP)

Um soldado cipriota grego monta guarda ao lado de um cartaz que mostra uma criança com uma fotografia dos seus pais, desaparecidos desde a invasão turca de 1974.

quinta-feira, abril 06, 2006

O nosso homem na Atlântida

Sempre que se fala de mega-operações envolvendo vários países, em séries ou filmes oferidos ao mundo por Hollywood, Portugal é frequentemente um país esquecido, ou pior, eternamente confundido com Espanha. Cujo povo se irrita ao ser catalogado de espanhol, mas que é incapaz de perceber que a imagem inexistente que temos lá fora é, acima de tudo, culpa nossa.

O problema é que somos incapazes de mostrar Portugal ao mundo. E por tal, não passamos de um pedaço de terra indefinido para o exterior, ali encaixado nas bordas de Espanha, apenas conhecido pelos seus sucessos no mundo do futebol - e actualmente pela organização de eventos musicais!

Mas de vez em quando, alguém inexplicavelmente lembra-se de nós. Qual não foi o meu espanto quando vi isto...


Esta imagem é retirada de um dos episódios da série STARGATE ATLANTIS. De acordo com as minhas pesquisas no IMDB, nesta série, criada em 2004 por Brad Wright e Robert C. Cooper, aborda uma expedição enviada para a mítica cidade da Atlântida. E nessa expedição são reunidos militares de variadas nações.

Vejam lá outra vez... não é erro ou montagem:


Lá está ele. O indivíduo parece que está em cena não mais do que segundo e meio, não tem qualquer fala, nem abre a boca. Mas... que diria? Lembraram-se de Portugal. Este senhor, que não faço a mínima ideia quem seja e que de certeza que nem "tuga" é, ao menos é o nosso homem na Atlântida!

Tristeza em Camp Nou

(Foto: Manu Fernandez/AP)

Simão Sabrosa é a imagem da desilusão, depois de falhar o golo do empate, que poderia ter garantido ao Benfica a passagem às meias-finais das Liga dos Campeões. A bola não entrou e o Barcelona acabou mesmo por dilatar ao resultado, pondo fim às aspirações "encarnadas" na prova.

quarta-feira, abril 05, 2006

Mais sobre os "downloads ilegais"

"Downloads" ilegais: apresentadas 28 queixas-crime contra desconhecidos em Portugal

A Associação Fonográfica Portuguesa apresentou hoje, na Polícia Judiciária de Lisboa, 28 queixas-crime contra desconhecidos referentes a utilizadores de serviços de partilha de ficheiros de música através da Internet. Aparentemente o critério usado foi o do volume de faixas descarregadas.

Agora querem que a Polícia Judiciária descobra a identidade dos utilizadores de programas de troca de ficheiros de música através da Internet (tecnologia "P2P" ou "Peer-to-Peer"), mesmo tendo em conta que, nesta fase do processo, estão ainda protegidos pelo anonimato.

Eu há uns tempos apresentei uma queixa-crime contra desconhecidos, por um conjunto de crimes bem mais graves - falsificação de documentos, abuso de confiança e furto qualificado. A resposta que obtive da PJ: "sr. dr., ou dá-nos nomes ou vamos ter de arquivar o processo...". Respondi: "se eu tivesse os nomes já os tinha dado, não é verdade?!"...

Como não havia nomes... o processo foi arquivado!

À Lei da Rolha...

Funcionários judiciais proibidos de falar sobre matérias internas

Os funcionários judiciais estão proibidos pela Direcção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) de proferir declarações sobre "matérias de serviço" sem autorização, na sequência de queixas sobre as condições de trabalho em alguns edifícios da tutela.

O "Correio da Manhã" de hoje revela o conteúdo do ofício, datado de 30 de Março e intitulado "Comunicação de situações anómalas". No documento institui-se a regra de que os funcionários judiciais têm de pedir autorização para proferir declarações sobre "matérias de serviço".

A circular, assinada pela directora-geral da Administração da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, refere também que os secretários de Justiça estão proibidos de autorizar as captações de imagens no interior dos tribunais. O jornal cita que os funcionários deverão participar "imediatamente" à DGAJ todas as situações anómalas e reencaminhar para o Secretariado da Direcção "os pedidos de declarações sobre matérias de serviços".

Helena Mesquita Ribeiro disse ao jornal que a circular tem apenas como objectivo "melhorar a organização interna dos serviços" e "clarificar competências", precisando que muitas das situações anómalas são comunicadas ao Instituto de Gestão Financeira e não à DGAJ, como deve acontecer.

Naturalmente o Sidicato dos Funcionários Judiciais, bem como a própria Associação dos Juízes Portugueses, e o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, já reagiram negativamente a esta circular da DGAJ.

Toda esta situação foi despoletada depois do SFJ ter recentemente denunciado às péssimas condições no Tribunal de Vila Nova de Gaia. É lamentável que a DGAJ procure ocultar as efectivas más condições de trabalho de muitos dos tribunais. É sobejamente conhecida a condição da maioria dos edifícios onde os tribunais estão instalados. Dando o exemplo da Madeira, o Tribunal Judicial do Funchal está instalado num edifício com mais de 200 anos. O Tribunal de Santa Cruz está instalado numa antiga casa senhorial. O do Tribunal de Família e Menores do Funchal é composto por um andar, com seis salas, manifestamente incomportável para o volume de casos que recebe por ano.

Depois faltam meios aos tribunais. Não existem armazéns para guardar os bens móveis que ficam (ou poderiam ficar) à responsabilidade do processo. Os funcionários de execução têm de utilizar o seu próprio automóvel ou fazer-se deslocar de autocarro ou taxi aos locais, porque o tribunal não dispõe de automóveis próprios.

Enfim, há uma panóplia de situações que tardam em ser solucionadas. E não é calando os funcionários do tribunal que se resolverão estes problemas.

Alerta para 110 milhões de minas

(Foto: Lindsey Parnaby/EPA)

Hoje assinalou-se o primeiro Dia Internacional de Sensibilização para o Perigo das Minas e a Assistência à Acção Antiminas. Na famosa Trafalgar Square, em Londres, vários britânicos alertaram para uma realidade que todos os anos mata ou fere entre 15 a 20 mil pessoas. De acordo com a ONU, existem 110 milhões de minas terrestres ou munições por explodir no mundo.

Ataque na Faixa de Gaza

(Foto: Hatem Moussa/AP)

Uma mulher chora a morte de um palestiniano durante um ataque israelita na cidade de Beit Lahiya, na Faixa de Gaza. Na ofensiva militar ficaram também feridas sete pessoas, incluindo uma mulher e o seu filho.

terça-feira, abril 04, 2006

Duas vezes Mona Lisa

(Foto: Lindsey Parnaby/EPA)

Double Mona Lisa, de Andy Warhol, deverá ser arrematado num leilão da Christie's por mais de 357 mil euros. O leilão, que decorre hoje, inclui também obras de artistas indianos e árabes.

Lembrai, lembrai, o 4 de Abril...

A Revolta da Madeira

1931 foi um ano muito agitado para a ditadura portuguesa, em particular na nossa ilha. No dia 4 de Abril, desencadeou-se a revolta na Madeira que durou até 2 de Maio, dia em que a Junta Revolucionária presidida pelo Gen. Sousa Dias se rende perante a desvantagem de meios e de homens, que entretanto o Governo Central fizera deslocar para cá, que ainda contaram com o apoio expresso dos governos estrangeiros como o de Inglaterra e Brasil, sendo um pouco obscuro neste processo o papel do então Bispo do Funchal. Durante 28 dias, a Madeira foi o exemplo para as revoltas que se verificaram na Guiné e nos Açores, embora em menor escala.

Esta revolta apesar de ter a sua origem em problemas regionais, designadamente, uma grave crise económica na região, foi também incentivada por um ambiente criado por um núcleo elevado de deportados militares, entre eles o próprio Gen. Sousa Dias, apesar não ter participado no desencadeamento da revolta na manhã de 4 de Abril. Só depois de consumada a vitória nesse mesmo dia, com a prisão das autoridades e a ocupação dos serviços públicos pelos revoltosos e lida a "Proclamação ao Exército e à Nação", é que os deportados aderem.

A revolta encaixava-se num plano mais vasto. Havia muitos contactos no Continente, nas colónias, nos Açores, onde se deram quase em simultâneo levantamentos em várias ilhas, e com núcleos no estrangeiro, designadamente Paris e Galiza.

No entanto, muitos foram "os desentendimentos e as falhas entre as diferentes oposições" e o resultado foi a prisão, a deportação e a grande perseguição do regime ditatorial aos envolvidos.

segunda-feira, abril 03, 2006

Pauleta fenomenal!

Primeiro «hat trick» pelo PSG e 20 golos no "Championnat" (Foto: ©Getty Images)

Há dias, antecipando o duelo como Bordéus, Pauleta declarou que o seu objectivo para esta época era marcar 20 golos. Pois bem, o avançado português cumpriu ontem, de uma assentada, três objectivos: fez um hat trick (o seu primeiro desde que chegou ao clube parisiense) que o projectou para os tais 20 golos ambicionados; conduziu o PSG à vitória sobre o Bordéus e permitiu a aproximação do seu clube aos lugares de acesso às competições europeias, nomeadamente à participação na Liga dos Campeões. Aspira-se mais golos no Mundial com a camisola de Portugal.

Os emigrantes do amor e da família

Cidadãos da UE trocam de país sobretudo por amor e pela família

Mais do que a procura de um trabalho, são sobretudo motivos amorosos e familiares que levam actualmente os europeus a mudarem de país. Isso mesmo concluiu um inquérito realizado junto de cinco mil cidadãos estrangeiros radicados nalgum dos cinco maiores Estados da União Europeia (UE): França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido.

Quando questionados sobre as motivações subjectivas que os levaram a partir para o estrangeiro, praticamente 30 por cento dos inquiridos indicaram "a família e o amor". As "oportunidades de trabalho" foram referidas por 25 por cento, seguidas de perto pela busca de uma melhor "qualidade de vida" (24 por cento).

Numa altura em que Portugal se "escandaliza" com o repatriamento de alguns dos seus conterrâneos a viver no Canadá, este estudo, da responsabilidade da rede internacional de cientistas sociais e centros de investigação Pioneur, constitui a primeira investigação sistemática sobre os movimentos migratórios dentro da UE.

domingo, abril 02, 2006

Vigília por João Paulo II

(Foto: Pier Paolo Cito/AP)

Cerca de 80 mil fiéis, entre eles muitos polacos, reuniram-se esta noite na Praça de São Pedro, no Vaticano, numa vigília para lembrar o primeiro aniversário da morte de João Paulo II. Assinalando a hora exacta da morte, o Papa Bento XVI recitou uma oração em memória do seu antecessor, a partir da janela do apartamento pontifício, para onde convergiam há um ano todas as atenções.

sábado, abril 01, 2006

Prémio Fotojornalismo Visão/BES


O fotojornalista Pedro Correia, de 28 anos, foi o grande vencedor do 6.º Prémio de Fotojornalismo Visão/BES. A imagem distinguida mostra o funeral de um agente da PSP morto na Amadora a 20 de Março. Pedro Correia é repórter do "Jornal de Notícias", a publicação que arrecadou mais galardões (7) nas várias categorias.