quinta-feira, abril 06, 2006

O nosso homem na Atlântida

Sempre que se fala de mega-operações envolvendo vários países, em séries ou filmes oferidos ao mundo por Hollywood, Portugal é frequentemente um país esquecido, ou pior, eternamente confundido com Espanha. Cujo povo se irrita ao ser catalogado de espanhol, mas que é incapaz de perceber que a imagem inexistente que temos lá fora é, acima de tudo, culpa nossa.

O problema é que somos incapazes de mostrar Portugal ao mundo. E por tal, não passamos de um pedaço de terra indefinido para o exterior, ali encaixado nas bordas de Espanha, apenas conhecido pelos seus sucessos no mundo do futebol - e actualmente pela organização de eventos musicais!

Mas de vez em quando, alguém inexplicavelmente lembra-se de nós. Qual não foi o meu espanto quando vi isto...


Esta imagem é retirada de um dos episódios da série STARGATE ATLANTIS. De acordo com as minhas pesquisas no IMDB, nesta série, criada em 2004 por Brad Wright e Robert C. Cooper, aborda uma expedição enviada para a mítica cidade da Atlântida. E nessa expedição são reunidos militares de variadas nações.

Vejam lá outra vez... não é erro ou montagem:


Lá está ele. O indivíduo parece que está em cena não mais do que segundo e meio, não tem qualquer fala, nem abre a boca. Mas... que diria? Lembraram-se de Portugal. Este senhor, que não faço a mínima ideia quem seja e que de certeza que nem "tuga" é, ao menos é o nosso homem na Atlântida!

Sem comentários: