quarta-feira, maio 31, 2006

Vejam o que perderam...

Não há nada como a experiência ao vivo, mas para quem não teve o privilégio de assistir aos concertos do primeiro fim de semana no "Rock in Rio Lisboa 2006", deixo aqui dois dos melhores momentos. Enjoy!

Guns N' Roses - Rock In Rio Lisboa 2006 - Paradise City


Shakira - Rock In Rio Lisboa 2006 - Hips Don't Lie

terça-feira, maio 30, 2006

Rock in Rio Lisboa 2006 - Day 2:

"November Rain", com Axl ao piano, em pleno "RIR" Lisboa 2006

Dia 2. Dia de "Guns N' Roses". No fundo, a par de Jamiroquai, o verdadeiro motivo da minha presença no Rock In Rio Lisboa.

Como tudo na vida, a experiência é lei, e depois de um dia anterior extenuante, já fomos bem mais preparados para o que nos esperava no Parque da Bela Vista. Águinha na sacola (mesmo que "obrigados" a usar umas técnicas de camuflagem e disfarce), umas sandezinhas e trajando já a t-shirt "Eu fui" da praxe.

Primeira preocupação: arranjar lugar - boa visibilidade era o requisito essencial. E felizmente o objectivo foi conseguido. Quando chegamos a brasileira "Pitty" estava quase a começar. Num encontro entre Avril Lavigne e Muse, embora sem entusiasmar, o grupo cumpriu e mostrou-se a Portugal. Tenho a impressão que brevemente ouviremos falar mais de "Pitty".

De seguida vieram os portugueses "Xutos & Pontapés". E o grupo de Tim e companhia, após 25 anos de estrada, continuam a arrastar legiões de fãs. E bem o merecem. Misturando as novas músicas do musical "Sexta-feira 13", com os sucessos antigos, conquistaram mais uma vez o público presente (que ia aumentando com o passar da hora). Cumpriram e mostraram que estão para as curvas.

E enquanto já se suspirava pelos Guns, surge-nos o novo sucesso em terras de Sua Majestade: os "The Darkness". Deste grupo apenas conhecia duas músicas, que por curiosidade, até gostava. E à que dizer que o banda britânica tem um óptimo som, com intérpretes de excelente qualidade. Apenas a voz de falsete do seu vocalista principal é que, no meu entender, destoa. Quer dizer, não é que cante mal, mas tanto guinchinho agudo, ao fim de algum tempo, ou cansa, ou provoca gargalhada. Mas enfim... já tivemos Bee-Gees... por isso, enfim!

E finalmente... após 12 anos de espera. Após 30 minutos de montagem de palco, eis que surgem no meu raio de visão, pela primeira vez, os Guns n' Roses!!!! Tá bem... o Axl Rose e os novos membros dos Guns n' Roses. Não há Slash, nem Izzy, verdade. Mas há outros e por sinal, bem talentosos! E para quem achava que eles estavam mortos e enterrados, o concerto provou o contrário! E que dizer daqueles acordes iniciais do "Welcome to the Jungle"... só de pensar já me dá arrepios!!!

Eu cresci a ouvir Guns n' Roses e, digam o que disserem, que o Axl já não possui a voz doutrora, que os novos no grupo não têm o carisma dos anteriores, para mim pouco me importa. Assisti a um concerto fantástico, com as músicas que eu ainda oiço, apoiadas num espectáculo pirotécnico notável. Este concerto ficará na minha memória nos tempos vindouros! E poderei dizer aos meus filhotes (quando os tiver, é claro)...

... meninos, eu vi GUNS N' ROSES ao vivo! E se eles disserem... "quem"??? ... vão para o calabouço, a pão e água! Heresia!!!

Sem paredes...

(Foto: David Longstreath/AP)

Enquanto milhares, eu incluído, se divertiam com a música do mundo, uma criança, vítima do sismo de sábado na Indonésia, comia o pequeno-almoço junto ao que resta da sua casa em Bantul. O Governo indonésio já anunciou o número oficial de mortos: 4315. Cerca de 200 mil pessoas ficaram sem tecto e estão agora a viver nos escombros das suas antigas casas ou em tendas improvisadas.

Manifestantes "gay" detidos em Moscovo

(Foto: Sergei Chirikov/EPA)

A polícia de choque russa deteve participantes numa marcha "gay" realizada este fim de semana, que pretendiam reivindicar os seus direitos e denunciar a homofobia e a discriminação. A manifestação tinha sido proibida pelo presidente da Câmara de Moscovo, Yuri Luzhkov. A polícia também tentou impedir confrontos entre os organizadores da marcha homossexual e contramanifestantes religiosos e de grupos políticos radicais. Foram detidas cerca de 120 pessoas.

sábado, maio 27, 2006

Rock in Rio Lisboa 2006 - Day 1:


Eramos muitos, muitos! Segundo os jornais e o taxista que nos levou a casa, estiveram cerca de 90 mil pessoas no Parque da Bela Vista.

Este é o meu primeiro "RIR" e tenho-vos que dizer que fiquei impressionado. Com a organização, o tamanho do próprio parque, enfim, com todo o aparato montado. A circulação entre as tendas era fácil e os caminhos estavam bem indicados.

Estava sol e muito calor. Mas ao menos garrafinhas de água abundavam por todo o recinto. O que mais se notava era a muita miudagem, sobretudo raparigas, e boa disposição q.b.

Mas vamos ao que interessa, que é a música. Neste primeiro dia tivemos D'Zrt, Ivete Sangalo, Jamiroquai e Shakira. Se os primeiros pouco interessam (apesar de até terem uma boa postura em palco), todos os outros foram muito bons.

Ivete Sangalo foi aquilo que se espera de uma cantora brasileira. Sempre muito comunicativa, a sua interacção com o público foi sempre muito boa. O seu "set-list" continha alguns dos seus sucessos antigos e uma ou outra música do novo álbum. E o público adorou e acarinhou a baiana.

Shakira foi, mais ou menos, uma surpresa. Embora já soubesse do valor da colombiana, não há nada como confirmar ao vivo. É uma fera de palco, sabe jogar a sua figura e a vantagem de ser poliglota (fala um português-brasileiro perfeito), ajudou a levar um público já de rastos (já eram perto da 1 da manhã), aos derradeiros "tira o pé do chão". E mesmo para quem não goste da música, como tirar os olhos daquela cintura? Excelente!

Para avaliar o concerto do Jamiroquai, só me vem uma palavra à cabeça: fantástico! Mesmo a "meio-gás" (o concerto durou cerca de 1 hora e pouco), pudemos ouvir alguns dos seus sucessos ("Lovefool", "Little L", "Cosmic Girl"), e pude confirmar aquilo que eu já sabia. Jamiroquai é soberbo. Só o trecho final já diz tudo. A versão ao vivo de "Deeper Underground", com que ele encerrou a sua participação, bate à distância à versão do álbum! Que melhor elogio se pode fazer a um artista? Para nunca mais esquecer!

Só uma nota final para a organização: afinal era para o metro estar aberto, ou não? Ficaram milhares de pessoas na rua, à espera de um transporte que aparentemente não chegou. Foi a nódoa, muito negra, que manchou um excelente dia.

Hoje temos Guns n' Roses! Mal posso esperar...

sexta-feira, maio 26, 2006

Ai... Timor...


Muito francamente, neste momento pouco me importa quem tem razão. Se o major timorense Alfredo Reinaldo, líder do grupo rebelde refugiado nas montanhas à volta de Díli, ou se o primeiro-ministro, Mari Alkatiri. Pessoalmente acho que nenhum tem razão. Ou se calhar todos têm.

O problema de Timor é que, durante mais de 25 anos, viveu em sob o regime duro da Indonésia, e agora, que conseguiram a sua independência, mostram-se incapazes de se auto-regularem. Como que só fossem capazes de viver em lutas de guerrilha, escondidos, em temor, à espera do "salvador". Até sou capaz de apostar que algum psicólogo é capaz de analisar patologicamente esta questão.

E que dizer da reacção dos timorenses à chegada das tropas estrangeiras. Com salvos, choros, abraços, frases de esperança numa vida melhor! No seu próprio país. São como uma criança que precisa de um adulto para conseguir viver a sua vida, debaixo daquela asa de protecção do maior, mais adulto e mais poderoso.

Francamente, nem tenho mais pachorra de ouvir falar em Timor. Depois de tudo o que os Portugueses fizeram. Desenvolveram meios e fundos para ajudar aquele povo. Mandamos para lá tanta "tralha". Só em Dili estão centenas de portugueses especializados nas mais variadas áreas, para lhes dar "know-how" e apoio técnico. E para quê? Para andarem aos tiros uns com os outros?

Francamente... cresçam! Não há pachorra!

À espera de um rumo

(Foto: Arturo Rodriguez/AP)

Um imigrante à espera de um rumo depois de ter chegado num barco de pesca ao Porto de Los Cristianos, na ilha de Tenerife (Espanha). O arquipélago das Canárias recebeu mais de 7000 africanos desde o início do ano, mais de metade na estância balnear de Tenerife. As autoridades acreditam que mais de 1000 tenham morrido na travessia.

Gunung Merapi ainda ruge

(Foto: Weda/EPA)

O monte Merapi, visto do Templo Borobudur (Java, Indonésia), continua a fumegar. O Gunung Merapi, ou a Montanha Incandescente, é um dos vulcões mais perigosos do "Anel de Fogo do Pacífico" e está em actividade há semanas. Os níveis de alerta continuam no nível mais alto.

quinta-feira, maio 25, 2006

"Anjos e Demónios" no cinema!


Na semana de estreia do "Código Da Vinci", e empolgados pelo grande sucesso de bilheteira até ao momento, apesar da pouca aceitação da crítica, a Sony Pictures anunciou hoje que chegou a termos de entendimento com o escritor Dan Brown para a adaptação cinematográfica de "Anjos e Demónios".

Segundo rezam as crónicas, o estúdio já contratou o escriba de "Da Vinci", o oscarizado Akiva Goldsman, para a adaptação o livro. Enquanto que o produtor Brian Grazer deverá manter-se, já o envolvimento do realizador Ron Howard e de Tom Hanks no projecto é incerto, sobretudo devido às enormes críticas que esta dupla sofreu no "Código".

"Anjos & Demónios", editado em 2000, embora sem a profundidade ou riqueza do tema do "Código", possuí um ritmo mais forte, mais rápido, uma narrativa mais apelativa e mais dependente da acção que de grandes momentos de exposição e histórias paralelas. E apesar de não ter sido um "best-seller" como o "Código Da Vinci", tem surgido no Top 10 dos livros mais vendidos nos últimos anos.

Seja como for, a produção ainda está em fase embrionária, e dificilmente chegará às salas de cinemas antes de 2008.

quarta-feira, maio 24, 2006

Mundial? Só em casa...

Há uma nova polémica (what else is new?) nas casas de Portugal. Ou melhor, nos bares, restaurantes e locais que tenham ecrãns gigantes. Segundo consta a SportTv, que adquiriu os direitos exclusivos para a transmissão dos jogos do Mundial 2006, quer (ou tencionava) proibir a transmissão desses jogos em locais de acesso generalizado ao público, nomeadamente em bares, restaurantes, etc.

Eu já estou a montar um "estádio" em casa. E já tenho uma lista de pessoas a convidar. Essas pessoas apenas têm que ter uma característica: não ser assinante da SportTv. Agora fico à espera dos rapazes do canal de desporto.

Eis a missiva da polémica:

(cliquem para aumentar)

terça-feira, maio 23, 2006

Minutos de paz na Cisjordânia

(Foto: Kevin Frayer/AP)

Um homem palestiniano fala com dois militares israelitas antes de passar pelo posto de segurança de Azariyah, na Cisjordânia. O Exército de Israel capturou hoje o comandante do braço armado do Hamas para a Cisjordânia, acusado de ter organizado dezenas de atentados-suicidas.

Futebol, até debaixo de água

(Foto: Robert Gilhooly/EPA)

O Mundial 2006 da Alemanha começou mais cedo para os peixes deste aquário, vestidos com as cores das selecções do Brasil e do Japão. Os tratadores do Hakkeijima Sea Paradise, em Yokohama, no Japão, fizeram uma bola de comida para tentar que os peixes a introduzissem na baliza.

segunda-feira, maio 22, 2006

O "Pardo" voador

Veterano do pára-quedismo com mais de 2500 saltos realizados, Mário Pardo foi o primeiro português a dedicar-se ao BASE Jump - considerada a forma mais extrema da modalidade. É-lhe atribuído o nome de código de BASE 742, o que significa ter sido o 742º atleta do Mundo a enveredar por esta arriscada modalidade e o primeiro português a saltar dos quatro elementos - edifícios, pontes, antenas e penhascos - que estão por trás das iniciais do Base a sigla BASE é em inglês a abreviatura para Buildings, Antennas, Span e Earth.

Pardo, psícologo de profissão, com especialização em comportamentos aditivos (no qual o salto compulsivo deverá fazer parte), voltou a fazer das suas. Este fim de semana, saltou nada menos, nada mais, do alto dos 580 metros do Cabo Girão, o mais alto da Europa e o segundo mais alto do mundo. Nas suas próprias palavras: «faço aquilo que gosto e isso não tem preço. Acho que a aventura é o grande motor de todos os meus desafios. Procuro ir sempre um pouco mais além, ir superando os meus limites, sem no entanto desprezar o factor segurança - porque ainda quero voar por muitos e muitos anos. E estou sempre a pensar no próximo salto...».

As imagens são verdadeiramente arrepiantes e ao mesmo tempo excitantes. Simplesmente fabuloso! Quem não viu o salto, que aproveite e veja o vídeo.



Este homem é oficialmente o meu herói!

Mulheres Portugueses no "Guiness"

(Foto: Gustavo Bom/AP)

Foram 18.788 as mulheres que, em conjunto, formaram ontem as cores da bandeira nacional no Estádio do Jamor, em Oeiras, numa demonstração de apoio à selecção portuguesa de futebol. Os organizadores candidataram o evento ao Guinness World Records, como a maior bandeira humana alguma vez formada.

O "Código" em resumo

O Código Da Vinci
Título original: The Da Vinci Code
De:
Ron Howard
Com:
Tom Hanks, Audrey Tautou, Ian McKellen, Jean Reno e Paul Bettany
Género:
Dra, Thr
Classificacao:
M/12

Adaptação do "best-seller" de Dan Brown, totalmente envolto em mistério - apenas foi visto pela primeira vez no Festival de Cannes, na véspera da estreia mundial -, "O Código da Vinci" já começou a incendiar multidões. A grande polémica deve-se ao tema do livro: a Igreja terá escondido até hoje que Jesus e Maria Madalena casaram e tiveram um filho. Um crime no Louvre, em Paris, e algumas pistas nos quadros de Da Vinci conduzem à descoberta de um mistério religioso, protegido por uma sociedade secreta durante mais de dois mil anos. Estas descobertas abalarão os pilares do Cristianismo.

Comentário: Desde o início encarei o "Código" em filme com um certo cepticismo, natural de quem adorou o livro e acha que é impossível os filmes retratarem o enorme universo imaginário que aquele permite. Tese que saiu reforçada pelas primeiras críticas ao filme, onde relataram a sua frieza e incapacidade de captar o espectador, bem como a inépcia na realização, montagem e direcção de actores. Devo dizer que já entrei na sala de cinema sem grandes espectativas. No entanto, no final devo dizer que o "Código Da Vinci" de Ron Howard, na minha perspectiva, apesar de todas as suas limitações, não desilude. É verdade que falta muita "estória", que a acção passa a correr e há pouca densidade desenvolvida nas personagens. Mas o essencial está lá. E em alguns momentos aquele sentido de thriller e mistério está presente, embora exportado directamente do livro. Creio que, sobretudo para quem não leu o livro de Dan Brown, o filme, como que em resumo visual, irá agradar sobejamente.
Nota: 6/10

"Hard Rock Hallelluyah"

Sinal dos tempos? O Festival Eurovisão da Canção, este ano realizado na Grécia, deu a vitória aos representantes da Filândia. Tal facto não teria qualquer relevo especial se os vencedores não fossem os Lordi. Para quem não os conhece, os Lordi são um grupo filandês de "hard rock", que costumam ir para o palco envergando umas vestes peculiares. E o palco da Eurovisão não foi excepção. Ora vejam...



P.S. Esta também foi a minha música preferida do festival...

sexta-feira, maio 19, 2006

"Super-jumbo" em Londres

(Foto: Geoff Caddick/EPA)

O Aeroporto de Heathrow, em Londres, recebeu esta tarde, pela primeira vez, o maior avião comercial do mundo, um Airbus A380, com capacidade para transportar de 555 a 840 passageiros, entre os seus dois andares. Este “super-jumbo” tem 80 metros de largura, 73 de comprimento e 24 de altura, e é equipado com quatro motores Trent 900 da Rolls-Royce.

quinta-feira, maio 18, 2006

O dia do Código

(Foto: Lee Jin-man/AP)

Em dia de estreia mundial do filme "O Código Da Vinci", fervilham as massas. O livro que se tornou um "best-seller" graças à preciosa "ajuda" da Igreja Católica, foi uma verdadeira pedra no charco do Catolicismo. Mesmo sendo uma obra de ficção, ousou desafiar um dos principais dogmas da IC. Resultado: uma maré de críticas destruidoras, tentativas de "excomungação", nascimento de movimentos "anti-Código", e uma entrada directa nos anáis da História.

Se algum mérito teve a obra de Dan Brown, foi o de não deixar ninguém indiferente, nem mesmo em locais tão distantes da Santa Sé. Ainda hoje, um tribunal de Seul indeferiu uma providência cautelar contra a estreia do filme, apresentada por um grupo de cristãos sul-coreanos.

Os homens não se medem aos palmos...

Já diz o ditado. E Earl Boykins está disposto a provar isso mesmo. Com 1'65, Boykins é actualmente o jogador mais baixo da NBA. É igualmente o detentor de um record interessante: é o jogador mais baixo de sempre a marcar mais de 30 pontos num só jogo. Com 418 jogos na NBA, representando as equipas de New Jersey, Cleveland, Orlando, L.A. Clippers, Golden State e nos últimos anos Denver, Boykins não deixa os seus créditos por mãos alheias, provando que o "tamanho não é documento".

Earl Boykins mede 1'65m contra os 2'16m de "Shaq" O'Neil

Beslan espera justiça

(Foto: Sergei Grits/AP)

Beslan, na república russa da Ossétia do Norte, jamais esquecerá Setembro de 2004. As fotografias de algumas das 331 pessoas que morreram no ataque lançado por um grupo separatista tchetcheno numa escola local continuam a preencher as paredes do edifício. Familiares e amigos das vítimas aguardam agora a decisão da justiça para o único sobrevivente do grupo, considerado culpado dos crimes de homicídio e acto terrorista.

FC Barcelona vence Liga dos Campeões


O FC Barcelona sagrou-se ontem campeão europeu futebol, ao vencer os ingleses do Arsenal, por 2-1, depois de ter estado a perder, na final da Liga dos Campeões, disputada em Estádio de França, em Paris.

Com Deco a titular, a equipa catalã deu a volta ao resultado no segundo tempo, depois de ter chegado ao intervalo a perder por 1-0, golo de Sol Campbell (37'). O camaronês Samuel Eto'o (76') e o brasileiro Belletti (81') apontaram os golos que permitiram aos bicampeões espanhóis arrecadarem o seu segundo título europeu.

Parabéns ao Barça!

quarta-feira, maio 17, 2006

Ainda o Brasil

(Foto: Dirceu Portugal/EPA)

Um prisioneiro ameaça matar um refém na esquadra da polícia de Campo Mourão, no estado brasileiro do Paraná. A onda de violência começou em São Paulo na madrugada de sábado e já alastrou a outras cidades do país. As autoridades falam já em mais de 80 mortos, a maioria polícias, desde o início dos confrontos.

Força Portugal


Já é conhecida a lista dos 23 jogadores que acompanharão Luíz Filipe Scolari, no próximo Mundial a realizar-se na Alemanha. Sem grandes surpresas, o seleccionador nacional manteve a sua estrutura base onde juntou apenas Ricardo Costa e Bruno Vale.

Como não podia deixar de ser, os críticos já lançam as suas vagas furiosas, motivados pela não convocação de Ricardo Quaresma, ainda ontem nomeado como o melhor jogador da Superliga. Os arautos da desgraça já apregoam os seus ventos de calamidade e fracasso, e querem chicotear e apredejar Scolari na praça pública.

Para quê? A lista está feita e os jogadores escolhidos. Não há volta atrás. E são nestes atletas que todos nós Portugueses temos de confiar e apoiar. Boa sorte Portugal! Honrem a camisola!


Lista de convocados de Portugal para o Mundial 2006:

- Guarda-redes: Ricardo (Sporting), Quim (Benfica) e Bruno Vale (Estrela da Amadora);

- Defesas: Miguel (Valência, Esp), Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), Fernando Meira (Estugarda, Ale), Ricardo Costa (FC Porto), Caneira (Sporting) e Nuno Valente (Everton, Ing);

- Médios: Costinha (Dínamo de Moscovo, Rus), Petit (Benfica), Maniche (Chelsea, Ing), Tiago (Lyon, Fra), Deco (FC Barcelona, Esp) e Hugo Viana (Valência, Esp);

- Avançados: Figo (Inter de Milão, Ita), Cristiano Ronaldo (Manchester United, Ing), Boa Morte (Fulham, Ing), Simão e Nuno Gomes (Benfica), Pauleta (Paris Saint-Germain, Fra) e Hélder Postiga (Saint-Etienne, Fra).


Que bronca na BBC

Erro na BBC transforma candidato a emprego em perito em tecnologias

A estação de televisão britânica BBC News convidou um especialista em novas tecnologias para comentar a batalha legal entre as empresas Apple Corps, fundada pelos "The Beatles", e a Apple Computer sobre a utilização dos respectivos logótipos.

O problema é que, em vez de um homem branco e com barba chamado Guy Kewney, a jornalista da BBC, sem saber, pediu a opinião de um homem negro chamado Guy Goma, que não sabia o que estava a fazer num estúdio de televisão.

A BBC já admitiu o erro e, numa notícia publicada hoje, garante que Guy Goma é na verdade um cidadão do Congo, licenciado, que estava na empresa à espera de uma entrevista de emprego.

De acordo com a estação, tudo começou quando um produtor da BBC foi buscar Guy Kewney, director de um site especializado em novas tecnologias, à recepção errada no edifício da empresa. Quando perguntou pelo especialista em novas tecnologias, um recepcionista apontou na direcção de Guy Goma, que foi prontamente conduzido ao estúdio.

Goma ainda respondeu a três questões, em directo, mas a apresentadora conseguiu informar o editor de que o convidado parecia "sem fôlego e muito nervoso" e a emissão mudou rapidamente para um correspondente no exterior.

Só então se descobriu que o verdadeiro Guy Kewney estava ainda à espera na recepção. "Foi tudo um mal-entendido. Temos muito cuidado com os nossos procedimentos e vamos tomar todas as medidas para garantir que isto não volta a acontecer", disse uma porta-voz da BBC.

Hilariante! Agora vejam o video!


terça-feira, maio 16, 2006

São Paulo a ferro e fogo

(Foto: Sebastião Moreira/EPA)

A onda de violência nas ruas de São Paulo, no Brasil, já causou pelo menos 60 mortos. Durante a noite de ontem, dezenas de autocarros foram incendiados e multiplicaram-se os confrontos entre a polícia e os membros do grupo criminoso Primeiro Comando da Capital. Dentro das prisões amotinadas, as autoridades falam na existência de 300 reféns.

segunda-feira, maio 15, 2006

Dá que pensar...

A publicidade que se segue, da autoria da MTV, foi aparentemente censurada pelo governo americano, pelo que só passou uma vez na televisão.

Texto do rodapé: “2863 pessoas morreram. Há 40 milhões de infectados pelo virus HIV no mundo. O mundo uniu-se contra o terrorismo. Já se deveria ter unido contra a SIDA”.

Texto do rodapé: “2863 pessoas morreram. 824 milhões de crianças passam fome em todo o mundo. O mundo uniu-se contra o terrorismo. Já se deveria ter unido contra a fome”.

Texto de rodapé: “2863 pessoas morreram. Há 630 milhões de sem-abrigo no mundo. O mundo uniu-se contra o terrorismo. Já se deveria ter unido contra a pobreza”.


Dá que pensar...

domingo, maio 14, 2006

Scrat "gone nutty"

"Ice Age" foi uma modesta produção dos estúdios Blue Sky, que em 2002 - ano em que se deu a conhecer ao público - conquistou multidões, tornando-se um enorme sucesso de bilheteira. Um dos motivos para tal vitória foi um pequeno "esquilo" (chamemos assim).

SCRAT
com a sua persistência, carácter, vontade e mau jeito, roubou as cenas e conquistou o coração de todos. Ninguém ficou indiferente às suas inúmeras tentativas "frustradas" de apanhar e guardar as bolotas para o Inverno que se seguiria.

Em 2006 estreou "Ice Age: The Meltdown". Devido à sua enorme popularidade SCRAT ganhou um espaço próprio dentro do filme e conta com mais minutos de tela, para o gáudio dos espectadores.

"Gone Nutty" é um pequeno clip inteiramente dedicado ao pequeno SCRAT. Idealizado pelos criadores da Blue Sky, este "special" veio ao mundo ainda antes da estreia da sequela de "Ice Age". É hilariante e vale a pena perder uns minutinhos a ver... SCRAT.


Merapi acordou

(Foto: AP)

O vulcão Merapi, um dos 129 vulcões activos na Indonésia, acordou após anos adormecido. Depois da última erupção, em 1994, que provocou a morte a 60 pessoas, volta a preocupar as autoridades indonésias com as suas correntes de lava e cinza expelidas ao longo de 1500 metros. Após cerca de 30 tremores vulcânicos registados durante o dia de hoje, milhares de indonésios foram obrigados a abandonar as suas aldeias e ir para abrigos temporários na província de Java.

Milhares em Fátima

(Foto: Paulo Novais)

Dezenas de milhares de fiéis participaram esta noite na procissão das velas, um dos momentos mais emotivos das cerimónias do 13 de Maio, em Fátima. Responsáveis do santuário, estimam que, este ano, 35 mil pessoas tenham chegado à cidade nas peregrinações a pé que partiram dos mais diferentes pontos do país.

Todos sabemos que a Igreja Católica não atravessa dos seus momentos mais felizes. Tem perdido fiéis na nova geração e perdeu a sua grande figura de final do século, o Papa João Paulo II. No entanto, e apesar de todas as convulsões da Igreja, é engraçado que, num país que não foge à crise católica, exista uma tamanha devoção por tão Santa Mulher - que tempo algum jamais abala a fé dos portuguesas em Nossa Senhora de Fátima.

Talvez por ser a mais próxima de nós. Talvez por ser mais "jovem" na história de Portugal. Seja qual for o motivo, Fátima está aí para durar.

sábado, maio 13, 2006

Guns N' Roses estão oficialmente de volta!


Está confirmado, Axl Rose está de volta. No regresso dos Guns N’ Roses, segundo consta, Axl surgiu melhor do que nunca e deu um concerto inesquecível ao apresentar uma mistura de músicas antigas e alguns dos temas de "Chinese Democracy".

Depois da expectativa em torno do regresso dos Guns N’ Roses, Axl juntou ontem à noite, no palco do Hammerstein Ballroom, em Nova Iorque, uma banda composta por Dizzi Reed (Teclas), Tommy Stinson (baixo), Brain (bateria), Robin Finck (guitarra), Richard Fortus (guitarras) e Bumblefoot que foi apresentado neste concerto como o substituto de Buckethead.

Estes quatro espectáculos servem de preparação para a digressão europeia que começa já no dia 25 de Maio, em Madrid. Em Portugal a actuação está confirmada para dia 27 de Maio, no Rock in Rio-Lisboa, que eu não vou perder!

Mais, o Axl Rose gravou ainda uma mensagem para os fãs portugueses a confirmar a sua presença no maior festival de música do mundo. Ora oiçam:

quinta-feira, maio 11, 2006

À espera das perguntas

(Foto: Rafa Salafranca/EPA)

O líder espiritual do Tibete Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, espera pelo início de um conferência de imprensa em Bogotá, na Colômbia, onde vai ficar três dias.

quarta-feira, maio 10, 2006

Apaguem as vossas mensagens

Segundo a notícia que li hoje no PÚBLICO, baseando-se num acórdão do Tribunal da Relação de Coimbra, a Polícia Judiciária (PJ) pode ler as mensagens de um telemóvel logo que o apreende, sem necessitar de um mandado judicial.

Assim ao contrário do que se passa com o correio electrónico, e isto só para dar um exemplo, as mensagens guardadas no telemóvel não necessitam de uma autorização judicial para serem lidas. O acesso ao conteúdo dos telemóveis, desde chamadas realizadas, recebidas, SMS e lista telefónica é feito pela PJ através da abertura de um auto de leitura, uma medida cautelar de polícia, que posteriormente é ratificada pelo Ministério Público.

O que sustenta esta nova medida da PJ, é a tal decisão da Relação de Coimbra que considerou que as mensagens escritas de um telemóvel são como cartas abertas e lidas, não precisando de autorização judicial para serem apreendidas e validadas como prova.

Portanto, senhores gatunos e traficantes, apaguem os registos dos vossos telemóveis, ou vão ter os papões da PJ a lerem as vossas mensagens de amor.

No gang até morrer

(Foto: Alexandre Meneghini/AP)

Wilmer Matamoros, de 23 anos, líder do gang hondurenho Mara Salvatrucha, exibe as suas tatuagens na prisão de Tamara, em Tegucigalpa. Matamoros admitiu que nunca deixará de pertencer ao gang Mara Salvatrucha, de onde, segundo as suas regras, só se pode sair com a morte.

Órfãos da sida no Camboja

(Foto: Mak Remissa/EPA)

O Camboja é das regiões asiáticas com uma das mais elevadas taxas de pessoas infectadas com o HIV/sida. O número de crianças que perderam os pais para a doença cresce anualmente, bem como as que ficam entregues às já sobrelotadas instituições de acolhimento. Após a morte dos pais, esta criança tenta sobreviver num centro na província de Takeo.

Imagens sonoras da China

(Foto: AP/Color China Photo)

Centenas de pessoas dançam ao som de músicas tradicionais chinesas, durante as filmagens de "Impression of Lijiang", o novo musical do realizador Zhang Yimou, em Lijiang, na província de Yunnan.

segunda-feira, maio 08, 2006

Outro "Projecto Blair Witch" ?

Será verdade ou mentira? Este caso passou-se nas estradas da serra de Sintra. Três jovens e um automóvel. Sinto-me inclinado a pensar que se trata de uma espécie de "Projecto Blair Witch", versão estradas portuguesas.

Mas, será que é mesmo?

domingo, maio 07, 2006

M:I:3 - de volta aos bons tempos...

Missão: Impossível 3
Título original: Mission: Impossible III
De:
J.J. Abrams
Com:
Tom Cruise, Ving Rhames, Philip Seymour Hoffman, Laurence Fishburne, Billy Crudup, Simon Pegg, Michelle Monaghan, Jonathan Rhys Meyers e Maggie Q
Género:
Acç, Ave
Classificacao:
M/12

Tom Cruise regressa como o Agente Especial Ethan Hunt, que vai enfrentar a mais difícil missão e o maior vilão de sempre: Owen Davian (o oscarizado Philip Seymour Hoffman), um vendedor internacional de armas sem escrúpulos nem consciência. O filme é realizado por J. J. Abrams, o criador das séries televisivas Perdidos e A Vingadora.

Comentário: Foi muito novo que me tornei fã da série "Missão:Impossível". Ainda me lembro de esperar com ansiedade os episódios que davam na RTP Madeira, primeiro, e depois no antigo Canal 1, actual RTP1. Desde as engenhocas, ao engenho e carisma das personagens, desde aquela equipa de elite que parecia imbatível até ao inconfundível trecho musical. Com a chegada ao cinema e ao desmembramento da equipa M:I, foi como se estivesse a ver algo de novo. Tinha todos os truques, as engenhocas, as "missões impossíveis", mas não tinha o espírito da série. Quando soube que o realizador deste terceiro filme era o mais recente "mago da tv", o J.J.Abrams, foi com alguma esperança que entrei na sala de cinema. E não saí defraudado.

M:I:3, traz-nos um Ethan Hunt (Tom Cruise) mais "humano" mas ao mesmo tempo mais pateta (de onde deixa de ser possível não se lembrar das polémicas amorosas em que andou metido - ainda por cima tendo uma actriz, a Michelle Monaghan, que é parecidíssima com a sua "mais-que-tudo" na vida real. No entanto, o resto lá está. Aventura, acção, espírito de equipa, algum humor (muito característico na equipa original da série), e um vilão que até apetece. O novo oscarizado, Philip Seymour Hoffman, é notável na sua personificação de Owen Davian, um perigoso traficante de armas biológicas. As cenas no Vaticano são muito boas, com destaque para a cena no muro, bem como todo o final em Xangai. Vá, desta vez, valeu.
Nota: 7/10

Cruzes contra a imigração

(Foto: Joe Songer/The Birmingham News/AP)

O Ku Klux Klan continua activo nos estados do sul dos Estados Unidos e mostrou-o ontem numa manifestação contra a imigração em Russellville, no estado do Alabama. Dustin McCalpin, de oito anos, olha a lente do fotógrafo em jeito de desafio num campo perto de Vina onde assiste à cerimónia da queima de cruzes, um dos símbolos da organização, que defende a supremacia branca.

Canárias não são o paraíso

(Foto: Carlos Saa/AP/EFE)

Um homem exausto partilha com turistas a areia de uma praia perto de Tuineje, na ilha de Fuerteventura, Canárias. Mas o destino paradisíaco não foi escolhido por lazer. A bordo de um pequeno barco a motor tentou com outras 35 pessoas entrar ilegalmente em território espanhol mas foi interceptado pelas autoridades. Milhares de africanos tentam anualmente entrar na Europa, escolhendo Espanha como porta de entrada.

Mais um prego para o... sanatório!

Bem... creio que aquela ideia do sanatório já esteve bem mais longe da realidade. Já nem os tribunais escapam. Os Serviços do Ministério Público de Lagos, num processo de Inquérito, provavelmente aberto após um acidente de viação, notificou o Legal Representante da companhia de seguros para...

... bem, vejam por vocês mesmos:

(cliquem para aumentar)

Requisição psicológica...

Chega tarde e se calhar a maior parte das pessoas já nem se lembra. Mas este foi o requerimento entregue pelo Partido Social Democrata da Madeira (PSD-M), a pedir à Assembleia Legislativa Regional que ordenasse uma avaliação às faculdades psicológicas do deputado do PS, João Carlos Gouveia.

Depois de lê-lo atentamente, gostaria também de, eu próprio, elaborar um outro requerimento, quiçá algo idêntico, a pedir igualmente uma análise às faculdades mentais dos membros assinatários do requerimento original. Já agora, peço a alguém que, logo a seguir, preencha um novo requerimento para analisar as minhas faculdades mentais... e por aí fora! Pode ser que consigamos transformar Portugal, oficialmente, num sanatório!

Oram vejam lá então:

(clique para aumentar)

sexta-feira, maio 05, 2006

Da Vinci "teaser"

Este é provavelmente o filme mais esperado (e desejado) do ano. O "Código Da Vinci", depois do seu enorme sucesso literário, chega finalmente aos grandes ecrãs das salas de cinema. Mas enquanto o dia 19 de Maio não chega, fica esta pequena amostra... para abrir o apetite. Enjoy!




"Da Vinci Code" por Ron Howard

O Forum faz 2 anos...


Até parece que foi ontem. Como o tempo passa depressa, realmente. Foi já no longínquo dia 5 de Maio de 2004 que abrimos o Forum CSMARITIMO-ONLINE.com ao mundo. De lá para cá, muitas peripécias já aconteceram. Desde alterações gráficas, novos logos, mais de 500 utilizadores registados, mais de 80 mil mensagens postadas, com intervenções das mais variadas pessoas, das mais variadas classes.

Confesso que esperava uma aceitação grande, mas nunca pensei que fosse assim tão grande. Neste momento, o próprio fórum já consegue ser autónomo, devido à grande participação diária dos seus membros. E verdade seja dita, polémicas, discussões acessas e acaloradas, não têm faltada neste último ano.

Para breve, novas actualizações, mais novidades e mais opções para os forenses.

quinta-feira, maio 04, 2006

Motor a "Fula"

Automóvel movido a óleo vegetal chega hoje a Lisboa

Um veículo movido exclusivamente a óleo vegetal (óleo de fritar usado) chega hoje a Lisboa depois de ter atravessado o Reino Unido, França e Espanha. Em comunicado, a associação ambientalista Quercus defende a utilização directa de óleos vegetais em motores a diesel, "dado o seu melhor desempenho ambiental em termos de emissões de gases com efeito de estufa e devido ao seu menor preço".

A viagem do veículo que chega hoje a Portugal, e que partiu da Escócia, insere-se num projecto que pretende demonstrar a possibilidade de utilizar óleos vegetais para substituir o gasóleo em motores a diesel, "sendo apenas necessário proceder a algumas alterações nos veículos".

O condutor do veículo, Antony Barretty, vai recolhendo ao longo da viagem óleo em restaurantes e procede à sua filtração para o utilizar como combustível.

"Este processo já é conhecido desde o tempo em que Rudolf Diesel inventou o motor do mesmo nome". Mas, "devido ao baixo custo do petróleo, a utilização de óleos vegetais como combustível para automóveis nunca foi muito desenvolvida". O aumento do preço do petróleo e as alterações climáticas poderão contribuir para que o combustível "ganhe novo fôlego", considera a Quercus.

A minha única dúvida é o custo do óleo. Uma coisa é existir um automóvel, cujo condutor vai recolhendo garrafas de óleo vegetal usadas pelo caminho, logo a custo zero, outra coisa são milhões de carros movidos a óleo vegetal. Para além de que, qual é o consumo do automóvel por garrafa? E o cheiro? Não digo que seja uma ideia impraticável, mas creio que a opção pelo óleo vegetal não será muito feliz.

Comemorar 128 anos

(Foto: Roberto Escobar/AP)

A salvadorenha Cruz Hernandez Rivas recebe um afago da trineta Maria Hernandez pelo seu 128º aniversário, comemorado ontem em San Agustin. Os serviços de registo locais vão mandar a certidão de nascimento de Cruz para o Guinness Book of Records para tentar provar que é a mulher mais velha do mundo.

Protesto inflamado

(Foto: Lee Jin-man/AP)

Um apicultor sul-coreano salta para cima de uma bandeira japonesa e de uma imagem do primeiro-ministro Junichiro Koizumi, em Seul. Ahn Sang-kyu libertou 200 mil abelhas para protestar contra o facto de o Japão reclamar a soberania sobre os ilhéus sul-coreanos de Dokdo.

quarta-feira, maio 03, 2006

"Wake me up when September ends" by Green Day

Para mim, indiscutivelmente uma das canções do ano...


Tarefa de Ulisses...


Está confirmado. Ulisses Morais será o treinador do Clube Sport Marítimo, época 2006/2007. Indenpendemente do valor deste e daquilo que possa fazer em prol do clube, desejo-lhe as maiores felicidades para o próximo campeonato e que o clube consigo atingir os objectivos a que se propõe. É o mínimo que se pode exigir, depois do fracasso que foi esta temporada.

segunda-feira, maio 01, 2006

75 anos depois...


O Empire State Building, um dos maiores símbolos da cidade de Nova Iorque, faz hoje 75 anos. Apesar da sua já longa idade, das suas inúmeras aparições no cinema, das invasões extraterrestres e de gorilas trepares, da sua arquitectura arrojada, do alto dos seus 102 andares, continua a ser uma das maiores atracções internacionais da "big apple".

John J. Raskob e Al Smith, presidente da General Motors e Governador de Nova Iorque respectivamente, foram o mentores do projecto em meados dos anos vinte, com os trabalhos a iniciarem-se em Março de 1930, e apenas um ano e 45 dias depois, abria as suas portas ao mundo.

Durante 40 anos, o Empire State Building reinou como o edifício mais alto do mundo, até à construção das Torres Gémeas do World Trade Center, em 1972. Actualmente, é o segundo edifício mais alto dos E.U.A., atrás da "Sears Tower" em Chicago, e o nono maior do mundo.

Chelsea retem "coroa"...


O Chelsea sagrou-se, pelo segundo ano consecutivo, campeão de Inglaterra, ao golear o Manchester United, com o defesa português Ricardo Carvalho a marcar o terceiro golo - e que golo - da partida.

A duas jornadas do fim da Premier League, a equipa orientada por José Mourinho precisava apenas de um empate para revalidar o título, mas a vitória sobre o segundo classificado provocou o delírio em Stamford Bridge e garantiu o seu segundo título consecutivo, depois de um jejum de meio século.

Este foi também o quarto campeonato consecutivo alcançado por José Mourinho, que junta aos dois triunfos em Inglaterra as duas vitórias conquistadas ao comando do FC Porto. Para o ano há mais.

Vai uma aposta?

Aposta de Risco
Título original: 2 for the Money
De:
D.J. Caruso
Com:
Al Pacino, Matthew McConaughey e Rene Russo
Género:
Dra, Thr
Classificacao:
M/12

Matthew McConaughey é Brandon Lang, uma ex-estrela de futebol universitário, cuja misteriosa capacidade para prever resultados de jogos o conduz a uma inesperada nova carreira quando um acidente põe fim às suas glórias futebolísticas. Os talentos de Brandon fazem dele o candidato ideal para ser recrutado por Walter Abrams (Al Pacino), o número um de uma das maiores empresas de consultores desportivos do país. Walter contrata o ex-atleta e Brandon rapidamente se transforma no seu braço direito, num "golden boy". Até que a intuição de Brandon começa a falhar e Walter começa a ultrapassar os seus limites.

Comentário: Eis um filme que pouco ou nada tinha ouvido falar. Mas quando o elenco é encabeçado por Al Pacino, nem que seja por ele, a sua visualização é quase obrigatória. E efectivamente o filme não desilude. Durante perto de 2 horas, o tema dos vícios é explorado - em particular do vício do jogo e da indústria que o suporta. Al é soberbo. McConaughey porta-se à altura. A ver.
Nota: 6,5/10

Aos trabalhadores do mundo

(Foto: Akhtar Soomro)

É o 120º ano que dedica o 1 de Maio aos trabalhadores em todo o mundo. Uma das mil faces da força laboral planetária é a do Paquistão, onde um trabalhador empurra o seu carrinho com sacos e a sua filha nas ruas de Karachi. Mais de 41 milhões de paquistaneses constituem o corpo laboral do país, que tem 150 milhões de habitantes.

Em Portugal, o primeiro de Maio, é a festa dos sindicatos dos travalhadores, do proletariado extraido ainda de uma ideologia comunista. Ironia das ironias, o dia do trabalhador é celebrado com um "feriado", onde não se... trabalha!

Futebol feminino no Irão

(Foto: EPA)

A iraniana Fhimeh Zarie luta pela posse da bola com a guarda-redes alemã Boras Paraskewi, durante um jogo entre a selecção nacional feminina do Irão e uma equipa formada por atletas de Berlim-Kreuzberg, no Estádio Ararat, em Teerão. Esta foi a primeira vez que a selecção iraniana feminina pôde jogar no seu país contra uma equipa estrangeira. A assistência foi constituída apenas por mulheres, já que não é permitida a entrada de homens.

Ódio sem fim à vista

(Foto: Nasser Ishtayeh/AP)

Um elemento do movimento islâmico Hamas assiste à queima de uma bandeira de Israel, durante uma manifestação na cidade de Qalqiliya, na Cisjordânia. Infelizmente há odios que perduram pelo tempo...