quarta-feira, março 20, 2013

Primavera, mais cedo?


(Foto: daqui)

Hoje começou a estação da Primavera. Mais precisamente, pelas 5h14 deste dia 20 de Março. Curiosamente ninguém reparou numa pequena curiosidade. Mas então não é certo e sabido que a Primavera começa no dia 21? Então o que é que aconteceu para começar mais cedo? Ou começou mesmo mais cedo?

E não, o mundo não está a acabar. Em termos científico-complicados esta coisa da Primavera começar de todo, mais tarde ou mais cedo, está relacionado com facto de a órbita da Terra à volta do Sol ser elíptica e não circular, e pelo facto de o nosso planeta se encontrar mais próximo do Sol nos primeiros dias de Janeiro. Ou seja, esta maior proximidade ao Sol, faz com que a velocidade da Terra nesta altura do ano seja a maior de toda a sua órbita e, por tal razão, ela se mova mais rapidamente em direção ao equinócio da Primavera (nota: em termos astronómicos, o início desta estação é definido pelo momento em que ocorre o equinócio boreal no hemisfério norte, ou o equinócio austral no hemisfério sul - como dizem os antigos, é quando o dia e a noite têm a mesma duração, ou seja 12 horas).

E nisto o que é mais curioso é que, o período entre dois equinócios primaveris é normalmente 6 horas maior do que um ano comum (365 dias). Na realidade a Primavera de um dado ano inicia-se sempre 6 horas mais tarde do que a Primavera do ano comum anterior, no calendário gregoriano. Tanto que, ao fim de 3 anos, verifica-se um adiantamento de cerca de 18 horas. Porém, como sabemos, de quatro em quatro anos surge um ano bissexto, como foi o caso de 2012. A introdução de um novo dia produz um atraso aparente de 6 horas. E, porque isto anda para trás e para a frente, ao longo de um mesmo século, o equinócio tende a ocorrer mais cedo até que ocorram acertos no calendário por sequência de 7 anos comuns. Parece complicado, não é? 

Agora o mais giro: na verdade, neste século só houve dois anos em que a Primavera ocorreu a 21 de Março (2003 e 2007). E, por exemplo, está previsto que em 2040 a Primavera se inicie no dia 19 de Março.

E esta hein?

Sem comentários: