segunda-feira, março 04, 2013

O Fim do Dengue... por decreto!






A garantia foi dada pela secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, quando confrontada, na sexta-feira passada, com o impacte da dengue no turismo da Região, à margem da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). E mais disse! Congratulou-se porque "não houve mortes" e que a Madeira "dispõe da tecnologia e dos meios para evitar danos maiores". Conseguiu ainda criticar outras zonas "bem perto de nós", onde garantiu que "há dengue e outras infecções e que não é divulgado", apesar de não querer precisar que locais falava. 

Atenção meus amigos. Isto é dito no mesmo dia que a Dra. Ana Nunes, a presidente do IASAÚDE, lança este alerta: "o facto de não haver registos de actividade dos mosquitos 'Aedes aegyti', não quer dizer que não existam ovos alojados em determinados locais. Daí a importância das medidas de prevenção. Até porque, tal como o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) já alertou mais recente relatório epidemiológico sobre o surto de vírus dengue na Madeira, é muito provável que volte a aumentar a actividade do vector (mosquito) a partir de Maio". A responsável pelo IASAÚDE diz ainda que esta chamada de atenção do ECDC baseia-se no histórico regional da actividade do 'Aedes aegyti' que confirma um aumento da densidade populacional do mosquito quando o tempo começa a aquecer. 

Meus amigos, a Senhora Secretária Conceição Estudante é "só" a reponsável pelo sector do Turismo da Madeira. Um sector que, como se pode ver com declarações desta natureza, parece mesmo que nada diz para a Madeira, não é verdade? Está tudo dito. Fico à espera do tal "comunicado" e do acordo assinado entre o Governo Regional e o SMAA - Sindicato dos Mosquitos Aedes Aegyti, que finalmente põe fim ao surto do dengue no Arquipélago da Madeira! 

Sem comentários: