sexta-feira, janeiro 04, 2013

Entroikado, a palavra do ano!




"Entroikado" é a palavra do ano, que recolheu 32 por cento dos votos dos cibernautas, de acordo com a Porto Editora, que organizou a inicitiva. 'Entroikado' alcançou 32 por cento dos votos, mais do dobro da palavra 'desemprego', classificada em segundo lugar com 14 por cento das escolhas. Completa o pódio deste ano a palavra 'solidariedade', com 12 por cento das preferências.

A palavra do ano integrava uma lista de dez, escolhidas pela equipa de linguistas do Departamento de Dicionários daquela editora, que esteve à votação, 'on-line', desde o início do ano, para a escolha da eleita. A lista teve, "como critérios, a frequência de uso, a relevância assumida ou então, simplesmente, porque se relaciona com algum tema muito marcante".

Em 2009, quando se realizou a eleição pela primeira vez, a palavra do ano eleita foi 'esmiuçar'. No ano seguinte, foi 'vuvuzela' e, em 2011, foi eleita a palavra 'austeridade', que relegou a 'esperança' para segundo lugar. Toca a meter mais uma palavra no dicionário.


Sem comentários: