segunda-feira, dezembro 08, 2008

Traidores

 
Final da Taça de Portugal em 2001 - marca para o Marítimo e para a Região


Ainda não me refiz da humilhante derrota de ontem. Tudo correu mal. E tudo correu bem para o outro lado. Mas pior que a derrota (já de si imensamente má), foi todo o ambiente que gerado nos Barreiros. Madeirenses a puxar contra a equipa da terra. A festejar os golos do "colosso" de Lisboa. Senti-me envergonhado. Foi uma dupla derrota. Desportiva e social. Foi uma derrota para a Madeira.


Agora quero ver com que cara irão estes senhores da ilha protestar contra tratamentos desiguais perante os nossos compatriotas do continente. Quero ver a reacção destes senhores quando forem tratados como portugueses de segunda, no seu próprio país. O que se exigia, no mínimo, era respeito por um dos símbolos da Madeira, por uma história centenária ao serviço da Madeira.


Sinto-me envergonhado. Para quê construir mais estádios, quando iremos enche-los para apoiar os 3 estarolas do continente? Para quê é que vamos apoiar as equipas madeirenses quando é o próprio madeirense a enxovalhar e descartar esses mesmos clubes? Para quê exortar o sentimento madeirense, lutar pela autonomia, quando é o próprio madeirense a cuspir na sua própria identidade? Para quê, pergunto eu...


Sinto-me envergonhado. Por mim, pelo Marítimo e pela Madeira.

9 comentários:

Luísa Henriques Gouveia disse...

Ora nem mais! Precisa-se de uma mudança urgente de mentalidades na Madeira. Mas em tudo mesmo!

Muito pobre de espírito que anda por ai!

Roberto disse...

Imaginemos que eu sou adepto do Nacional (deves saber que não sou) e do Benfica... não posso ir ao Caldeirão apoiar os encarnados sem levar com o carimbo de 'traidor'? :)


Mais a sério: acho piada que os responsáveis do Marítimo lembrem-se de que este é um símbolo da terra apenas quando os madeirenses viram-lhe as costas no plano social e financeiro; durante o resto do tempo, andam entretidos a contratar profissionais que «dão vontade de rir ao ver jogar», ou a falar para a opinião pública nacional desta forma.

Isso sim é uma falta de respeito e motivo de vergonha para o Marítimo e para a Madeira, e explica em parte porque é que os madeirenses sentem-se cada vez menos maritimistas.

Roberto disse...

*faltou o link em '...desta forma...'
-> Má fama futebolística :|

Roberto disse...

Os Madeirenses sempre tiveram as preferências entre os clubes da 1ª divisão, desde o tempo em que o Marítimo ainda nem lá estava, daí que os clubes ganhadores de então (os 3 estarolas) tenham imensos adeptos por cá. :D

Em Braga e Guimarães acontece o mesmo: os locais também têm 1º e 2º clube. No entanto, não deixam de apoiar incondicionalmente o clube da terra. Será por jogarem melhor, ganharem mais títulos, ou serem mais fotogénicos que o Marítimo? Não me parece.
Os Madeirenses não se revêem neste Marítimo, que passou de símbolo da terra a empresa mal gerida, que acha-se no direito de muito exigir (mesmo a uma população em contenção) e pouco prestar. :|

O respeito não é um direito garantido, pelo que o Marítimo terá que fazer um bocadinho mais do que acenar com os méritos do passado, se realmente pretende o reconhecimento constante dos Madeirenses. No entanto, nunca será demais chamar esse passado meritório, nem que seja para lembrar aos responsáveis do Marítimo o que foi conseguido no passado sem as mordomias actuais e essas mais-valias desportivas encontradas sabe-se lá onde... :P

Luis Miguel disse...

Por essa ordem de ideias, que tem feito o Vitória (que nos últimos anos até desceu de divisão)? Ou o Benfica (um campeonato em mais de 10 anos)?

Quanto ao Marítimo em si, que dizes que passou a "empresa mal gerida", pergunto-te eu se tens tido atenção aos resultados do clube? Pois, nos últimos 10 anos, o Marítimo foi 4 vezes às competições europeias e a uma final da Taça de Portugal. A classificação mais baixa que ficou no campeonato foi um 11º lugar sendo que, a posição mais comum foi um 7º lugar. Não vejo em que é que o Marítimo, desportivamente falando, falhou nos seus objectivos.

Sabes quantas modalidades desportivas tem o Marítimo? Sabes quantos jovens e crianças, graúdos e veteranos usufruem dos seus serviços e frequentam as suas escolinhas? Quanto serviço público faz o Marítimo, quanto já deu e tem dado a esta terra.

Se precisa de crescer? Sim, claro. Se precisa de novo sangue para dar um pulo maior? Certo.

Mas vive uma concorrência desleal por parte de clubes que nada fazem para obter o seu apoio. Que dá o Benfica, Porto ou Sporting a esta terra?

Os Madeirenses são ingratos, injustos e insensatos. Não merecem aquilo que têm (ou se quisermos, têm exactamente aquilo que merecem)... e para bom entendedor, meia palavra basta.

Marco Silva disse...

De facto é muito mau. No estádio vi pessoas com camisolas do Benfica e cachecóis do Marítimo.

Mas não me faz confusão que um adepto do Nacional ou uma pessoa que não se reveja nos clubes madeirenses vá para o estádio apoiar o Benfica.

O que me faz uma certa confusão é adeptos e sócios do Marítimo irem apupar a sua equipa e festejar uma noite humilhante do seu próprio clube...

Eu, por exemplo, tenho 2 clubes e são os que estiveram nos Barreiros no Domingo. Mas o meu pensamento esteve sempre no CSM. E senti-me envergonhado por o meu clube ter comido 6 "secos" e por ter sentido que tinha ido ver um jogo fora.

Luis Miguel disse...

Ó Marco, agora sinto-me obrigado a fazer uma pergunta...

Porquê dois clubes? Um só não te chega?

Jacinto Gouveia disse...

Em relação á polemica que parece ter havido no domingo , acho que embora concordando que a ascenção do Maritimo em especial e dos restantes clubes das diversas modalidades que agora estão a participar nos respectivos campeonatos foi um processo complicado e com muitos obstaculos postos pelo continente ,não invalida que se possa não ter nenhum clube cá e se simpatize por 1 dos 3 grandes , no meu caso como sportinguista claro que era 100% do Maritimo no domingo mas quando cá vêm o Sporting torço pela sua vitoria . Não é verdade que no resto do país as coisas funcionem de maneira diferente pois com excepção do Guimarães em todo o lado que o Benfica vá jogar , incluindo Braga tem se não a maioria pelo menos metade dos simpatizantes presentes no estádio .Em relação a gostar de 2 clubes parece-me que cada vez mais a tendência até é termos 3 ou 4 e explico , que com a sport tv parece-me normal sermos de por ex. Maritimo , Benfica , Real Madrid e Manchester , visto que podemos ver todas as semanas os jogos dessas equipas , enquanto se fores só do Maritimo vai haver uma seríe de jornadas que não se pode acompanhar .

Verde-rubro disse...

Diz quem viu e disse a RTP Madeira que a "variante" apresentada por 32 milhões para os Barreiros é igual ao Estádio do Nacional e terá sido desenhada pelo próprio Rui Alves, através da empresa e projectista que fez o Estádio dele.
Interessado e fortemente que o rival tenha, como ele, um elefante branco dependente dos subsídios públicos.
Esperemos que o Marítimo saiba fugir dessa solução, como o diabo na cruz, mesmo que só se veja financiado nesses mesmos 32 milhões.
É preferível ter apoio parcial (só a parte desportiva) e poder desenvolver componente "comercial" que lhe pode garantir o futuro. Do Estádio e do Clube...
E essa componente é possível e cabe lá. Afinal, a tão falada "limitação" determinada por antigos donos do terreno (aquando da doação) apenas se aplica a menos de metade do terreno (o resto foi expropriado sem condições).