sábado, outubro 13, 2007

Nobel para o Ambiente


O Prémio Nobel da Paz foi ontem atribuído ao ex-vice-presidente norte-americano Al Gore e ao Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU. O prémio foi atribuído a ambos pelo esforço conjunto na criação e disseminação de um maior conhecimento acerca da influência humana nas mudanças climáticas, e pelo lançamento das bases necessárias para inverter essas mudanças.

Este tem sido um ano em cheio para Al Gore. Aos 59 anos, fez das alterações climáticas a sua imagem de marca desde que saiu da Casa Branca, venceu este ano o Óscar de Melhor Documentário pelo seu filme ambientalista "Uma Verdade Inconveniente", foi considerado pela revista "Time" uma das cem personalidades mais influentes do mundo, e agora... o Nobel de Paz. Será que é desta que o "ex-futuro-Presidente dos Estados Unidos da América" deixa de ser "ex"?

O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla inglesa) é um grupo científico criado pelas Nações Unidas em 1988 que tem como objectivo monitorizar as alterações climáticas e analisar o conhecimento científico sobre o assunto. Em Fevereiro deste ano, o IPCC divulgou um relatório em que confirmou a extensão do aquecimento terrestre em curso e o grau de responsabilidade humana neste fenómeno.

Parabéns aos vencedores!

2 comentários:

Rui Caetano disse...

As questões relacionadas com as alterações climatéricas são deveras importantes para o mundo, no entanto, tenho dúvidas na escolha.

il _messaggero disse...

Pese todo o protagonismo e show off - o documentário tem passagens de pura promoção pessoal, Gore tem o mérito de ter democratizado o discurso sobre as alterações climátican tornando-o acessível a todos...Por outra lado, esta não é uma paixão recente do mesmo, lançando este alertas desde os finais da década de 70.

Por isto tudo, concordo com a atribuição deste Nobel.