quinta-feira, outubro 25, 2007

Acha que tem jeito para ser "Beniense"?

Quem sabe se você não poderá ser o próximo?

Se a medida não é inovadora, anda lá perto. O Benin é um país centro-africano encalhado entre o Burkina Faso, o Níger, a Nigéria e o Togo, e banhado pelo Golfo da Guiné. E como todos os países africanos tem a sua história manchada pelo colonialismo europeu. No século XVII, era conhecido como a Costa dos Escravos, devido aos portugueses terem estabelecido entrepostos no litoral, onde os negros capturados eram vendidos para o Brasil e as Caraíbas. No século XIX, a França, invocando razões anti-escravatura, entrou por lá dentro e acabou por dominar o país, mas rapidamente os seus motivos "nobres" esmoreceram, pelo menos até 1960, ano da independência do actual Benin.

Apesar dos seus cerca de 8,3 milhões de habitantes, distribuídos por 112.622 km², o Benin sofre, dentro das suas fronteiras, do facto de haver uma grande variedade de tribos, concretizada na existência de 12 departamentos ou divisões (uma espécie de "estados") e uma multiplicidade de dialectos além do idioma oficial (francês), como o bariba, fulani, línguas tribais no norte, fon e iorubá, etc. Realmente não deve ser fácil ser "beniense"...

Assim - e finalmente entrando na notícia que queria propriamente falar - devido à escassez de recursos humanos, ao forte movimento imigratório, aliada a uma vontade de recrutamento de novos talentos, a Federação de Futebol do Benin lançou, esta quinta-feira, através do seu site oficial, um apelo a todos os jogadores com origens naquele país para enviarem os respectivos currículos para que possam reforçar a selecção na Taça das Nações Africanas.

Portanto, se tiver sangue do Benin a correr nas veias, ou eventualmente alguma "raiz" daquele país africano, e acha que tem algum talento para a bola, fique a saber no referido site é disponibilizado um formulário, que deve ser preenchido e enviado até 20 de Novembro, a fim de ser avaliado pela direcção técnica da selecção. Os possíveis escolhidos serão avaliados num estágio a realizar em Paris, entre 25 de Novembro e 8 de Dezembro.

Já que andamos numa de concursos de talentos, achei que esta notícia poderá ser, de facto, pertinente. Eis o Benin na crista da onda da world wide web...

2 comentários:

il _messaggero disse...

O Benim antes da chegada dos portugueses, era dos impérios mais prósperos na costa ocidental africana.

Infelizmente, este como muitos outros países africanos ainda padecem e sofrem consequências da divisão a régua e esquadro feita pelas potências coloniais europeias na Conferência de Berlim, no final da década de 80 do século XIX...O conceito de estado nação segundo os canônes europeus é uma miragem daí acontecer estas situações...

Quanto ao facto do Benin estar à procura de naturais para a sua selecção, não é uma situação virgem, se bem que o anúncio não deixa de ser caricato.

Rui Caetano disse...

Nestes países é muito complicado a sobrevivência, mas, se adoptarem a estratégia de algumas selecções mundiais deviam contratar para a selecção do Bein brasileiros ou jogadores do leste europeu.