sexta-feira, outubro 20, 2006

Referendo sobre o Aborto (outra vez)...


Li no jornal o "PÚBLICO" que se o referendo à despenalização da interrupção voluntária da gravidez (IVG) até às dez semanas fosse hoje, o "sim" ganharia com 72% dos votos válidos, contra 28% para o "não". Estes foram os resultados finais da consulta popular, numa sondagem feita pela Universidade Católica para o PÚBLICO, RTP e Antena 1.

Apesar destes valores indicativos do "sim", quanto à intenção directa de voto para o "sim" é de apenas 53 por cento, contra 21 por cento para o "não" e 10 por cento de indecisos. A estes juntam-se ainda 16 por cento de eleitores que não tencionam ir votar.

Seja como for, promete esta nova tentativa de referendar a despenalização da interrupção voluntária da gravidez (ié, o aborto). Numa sociedade prominantemente católica como a nossa, é um tema demasiado polémico, roçando às vezes o irrealista. Toda a gente sabe que nada impede uma mulher de terminar com uma gravidez, a não ser a própria. Ao menos que tomem estas decisões de plena consciência e em que as façam em ambientes protegidos. Admire-se a vontade e coragem política de submeter a decisão ao povo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece que os partidos de esquerda vão propor referendos até o "Sim" passar, o que acho ser um descrédito total de qualquer referendo no futuro...