sexta-feira, outubro 20, 2006

A invisibilidade


A invisibilidade sempre foi uma espécie de desejo secreto da humanidade - numa manifestação máxima de poder. O que é somos capazes de fazer, quando as únicas limitações estão na nossa cabeça? Quando ninguém nos consegue ver e por consequência, não sabe que somos nós? Quem nunca sonhou em poder ser invísivel? Pois, esse desejo já esteve mais longe de ser realidade.

Uma equipa de cientistas britânicos e americanos testou com sucesso um "manto de invisibilidade", ao tornar um pequeno cilindro de cobre imperceptível aos sinais de um radar. O "manto", na verdade um objecto circular feito com dez anéis de fibra de vidro cobertos com materiais à base de cobre, fez com que as ondas emitidas pelo radar se desviassem dele e se reencontrassem do outro lado, tal como faz a água de um rio quando passa por uma pedra.

O experimento é parte de um projecto do físico John Pendry, do Imperial College de Londres, iniciado há cinco meses. Pendry usou o laboratório e a colaboração de cientistas americanos da Universidade de Duke, na Carolina do Norte para fazer o "manto" funcionar.

No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer. Para tornar um objecto invisível diante dos olhos de alguém, seria preciso fazer aos raios de luz, o mesmo que foi conseguido com as ondas do radar. E há outro problema maior que a invisibilidade acarreta, que é o alto interesse bélico que o "manto da invisibilidade" do Harry Potter pode despertar em organizações militares.

Sem comentários: