terça-feira, outubro 31, 2006

O Dia das Bruxas


O "Halloween" ou "Dia das Bruxas" é uma festa típica da Inglaterra, Estados Unidos e Canadá que acontece tradicionalmente todos os anos, no dia 31 de Outubro. Embora sem grande expressão em Portugal, a sua origem é um tópico de conversa interessante.

Por exemplo, as bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que o nome anglo-saxónico "Halloween" é traduzido para o "Dia das Bruxas" em português.

O nome Bruxa surgiu ainda na Idade Média quando a Igreja condenava com a Santa Inquisição as pessoas culpadas por desrespeito às leis de Deus. Essas pessoas, ditas hereges, eram torturadas ou queimadas numa grande fogueira em praça pública. Descreveu-se então um perfil de mulheres que possuíam esses poderes mágicos por terem pacto com o demónio.

Segundo várias lendas, as bruxas reuniam-se duas vezes por ano, durante a mudança das estações: uma vez no dia 30 de Abril e outra no dia 31 de Outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam numa festa cujo anfitrião era o próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de patifarias.

Assim, esta era a altura em que elas ficavam mais expostas e que podia ser vistas. Diz a lenda que para encontrar uma bruxa era preciso colocar as roupas do corpo "do avesso" e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, seria possível ver uma bruxa!

Alguém quer tentar?

1 comentário:

Anónimo disse...

já ouvi falarem isso,mais nunca tive coragem de fazer...
nao sei se cou vê-la ou vou pro inferno...ja ouvi por ai q andar de fasto eh o caminho pro inferno!!