domingo, outubro 15, 2006

A arte da graffiti

(Foto: Inácio Rosa/Lusa)

Historicamente, o termo graffiti originariamente referia-se às inscrições, figuras e desenhos, encontrados nas paredes de antigas estátuas os ruínas, como as catacumbas de Roma ou Pompeia. Actualmente é a designação para a pinturas feitas em muros e paredes na rua.

Por altura do Império, os romanos tinham o hábito de carvavam graffiti nas paredes dos seus edifícios, e ainda hoje existem vários exemplos do seu trabalho, em várias cidades gregas, Egipto e actual Turquia. Em Itália, por exemplo, a erupção do Vesúvio preservou os graffitis carvados nas paredes de Pompeia, incluindo os comuns insultos em latim, receitas mágicas, declarações de amor, os alfabetos, frases políticas e citações literárias, oferecendo-nos um particular "insight" da vida nas ruas romanas.

No entanto, a maioria das pessoas não gosta de ver as suas paredes violadas. E as acusações de vandalismo andaram de mãos dadas com a arte do graffiti. Pelo que, um bairro "graffitado", normalmente era considerado como um bairro pobre, de risco, lar de assassinos e ladrões, e portanto a evitar.

Apesar do estigma associado ao graffiti, tem havido ultimamente várias iniciativas para mudar essa imagem. Como podemos observar na foto, um jovem faz um graffiti, autorizado, no muro de uma antiga fábrica de cortiça do Seixal. Este projecto local, que junta vários jovens, pretende mostrar que o graffiti, muitas vezes considerado vandalismo, também é uma forma de arte.

1 comentário:

Anónimo disse...

A imagem está altamente mesmo .. eu adoro "A arte da graffiti", apesar de não há fazer..!
É digno de nota que em todo mundo o termo graffiti se aplica à pintura mais elaborada, com elementos figurativos ou abstratos.
O graffiti é uma forma de informação desenvolvida por pessoas que são vítimas do preconceito da população. São chamadas de graffiteiros. Para elas, o graffiti é uma arte. Porém, muitos o consideram poluição visual. Antes de pintarem na parede, os graffiteiros programam os desenhos (também chamados de graffitis) nos papéis, assim como num projeto de arquitetura.
Mas considera-se o graffiti uma arte oculta que não deve ser proibida nem destruída. "Pichar é crime , graffitar é arte."
O movimento graffiti é bem organizado. Os artistas articulam-se em grupos para dividir os custos das tintas e "sprays". Quando alguém "atropela" um desenho, faz-se uma pichação em cima de outra!
Na minha opnião pessoal Graffitar n é estragar .. mas sim complentar a arte e sentimentos!
(Falo assim pois sou das ARTES) =) ..
xauss .. fizeste um bom trabalho, apesar k podias dar mais uma definiçao concreta de "A arte da graffiti" ..
Comentário efectuado por: Fabricio Soares "dixparate"