domingo, outubro 15, 2006

A arte da tatuagem

(Foto: Paulo Cunha/Lusa)

A tatuagem é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e praticadas do Mundo. Pode assumir várias formas, desde desenhos a frases, icónes ou arte abstracta, de natureza permanente ou temporária, utilizando a pele humana como local de aplicação. Tecnicamente trata-se de uma simples aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos de tinta, utilizando agulhas específicas para o efeito.

Embora esta arte já exista desde os primórdios da humanidade, ela nem sempre foi vista com bons olhos. Por exemplo, em meados de 787 d.C., a Igreja Católica baniu a tatuagem, com o argumento de que era "coisa do demônio", assim procedendo com a intenção de ocultar antigas culturas e costumes, introduzindo a sua doutrina de uma forma quase ditatorial.

Desde então que as tatuagens passaram a estar associadas a grupos marginais (desde os marinheiros, piratas, prostitutas, traficantes, aos jovens deliquentes e membros de gangs na América e na Europa, em pleno séc. XX, à máfia russa e japonesa que se identificava pelos símbolos na pele) contribuiu bastante para a disceminação de preconceitos e discriminação desta arte, gerando um estigma de arte marginal que perdurou até à bem pouco tempo.

Nos dias actuais, a tatuagem voltou à moda, por entre as gentes dos "subúrbios". Esta arte popularizou-se entre os famosos (desde actores de cinema a desportistas famosos), promovendo a sua popularidade rápida entre as novas gerações. E agora, nem a própria Igreja escapa. Na foto podemos ver uma devota da Nossa Senhora de Fátima que reza junto ao Santuário, com uma tatuagem da Virgem gravada no braço.

2 comentários:

Anónimo disse...

A arte da tatuagem já era praticada pelos povos egípcios e romanos e nas tribos que iam da Ásia até a África.

A imagem está boa o contexto tambem .. mas só há uma coisa que não referiste que acho que é demasiado importante todos saberem! Que é...

Cuidados a ter com a sua tatuagem


Antes da tatuagem

-Escolha um tatuador de confiança, preocupado com a higiene e com a qualidade do trabalho.
-Faça uma visita ao estúdio e conferira as condições de higiene.
-Analise os trabalhos realizados pelo tatuador escolhido.
-Escolha um tatuador que domine o estilo de tatuagem que você pretende fazer.
-Conversar com o tatuador é muito importante, não guarde dúvidas e peça sugestões.
-No caso de cicatrizes e manchas consulte seu dermatologista antes de se tatuar.
-Cuidado com Tatuagens que simbolizam bandas, times, nome de namorado(a), crença etc... (pois existe o risco de você se arrepender).
-Separe um bom tempo para pesquisar o seu desenho, caso você já não tenha definido, internet e revistas especializadas são boas fontes de pesquisas.
-Não escolha um tatuador pelo preço de suas tatuagens.

Durante a tatuagem

-Mantenha-se calmo(a), o nervosismo pode causar desmaios.
-Evite se mexer, movimentos bruscos atrapalham o trabalho do tatuador.
-Caso tenha necessidade de se movimentar, espirrar, se coçar avise o tatuador antes.
-Drogas em hipótese alguma, além de não aliviar a dor, pode vir a prejudicar o trabalho do tatuador.
-Evite excesso de companhia, o tatuador precisa de um ambiente tranqüilo, o ideal é a presença de um acompanhante no máximo.
-Seja paciente, quanto maior e mais elaborada a tatuagem mais tempo será exigido.

Durante a cicatrização

-Lave a tatuagem com água e sabonete neutro ou anti-séptico.
-Com as mãos e a tatuagem devidamente limpas, utilizar a pomada cicatrizante indicada por seu tatuador, evitando excessos.
-Evite sol diretamente sobre a área tatuada.
-Não se banhe em mar ou piscina, nada que deixe a tatuagem imersa, pois isto faz com que as cascas se soltem antes do processo de cicatrização ter terminado, podendo causar falhas na tatuagem.
-Não freqüente sauna.
-Nunca coçar ou arrancar as cascas (caso se forme).
-Não esfregue a toalha ao banhar-se.
-Use roupas leves, evitando atritos com a tatuagem, pois as fibras da roupa podem grudar na casquinha que se forma.
-Qualquer eventual retoque só pode ser feito depois de encerrado o período de cicatrização, em caso de dúvidas, entre em contato com seu tatuador.
-Não aceite conselhos de pessoas leigas no assunto.

Após a cicatrização

-Use bloqueador solar sempre que expor a tatuagem ao sol.
-Use sempre um hidratante para a pele no local da tatuagem.
-Tome, Cuidado com arranhões e cortes no local da tatuagem.

Opniao pessoal.. eu adoro tatuagens .. acho que é uma coisa da nova geraçao.. por acaso ainda nao fiz a minha porque minha pele está em fase de crescimento! :) .. mas adoro e acho que fica bonito em qualquer pessoa, mas sem exageros .. hehe

Comentario feito por: Fabricio Soares "DiXpArAtE"

Anónimo disse...

Tem sempre um tosco que ja quer vender o peixe...foda-se tatuador capitalista que fica tatuando borboletinha em bunda de patricinha