quinta-feira, junho 08, 2006

A "Lost Jewel of the Atlantic"...

"Lost Jewel of the Atlantic" é um filme sobre a destruição de um dos melhores lugares para a prática do surf no mundo, sucumbindo ao desenvolvimento urbano. Esta situação toca-nos em particular porque este lugar situa-se na... Madeira. Mais precisamente no Jardim do Mar.

Para quem não sabe, o Jardim do Mar era um dos paraísos do surf na Europa, afamada pelo mundo, com visitas regulares de surfistas norte-americanos e australianos. Nesta pequena freguesia da zona Oeste, foi construído um pontão que modificou a zona de quebra das ondas.

Esta obra do Governo Regional, foi extremamente polémica, que motivou inclusive algumas manifestações de rua, e uma discussão acessa na própria Assembleia Regional. Mas, apesar dos esforços de várias agências ambientalistas, o projecto avançou, e o muro de protecção foi construído, juntamente com uma nova "promenade", que alterou por completo todo o visual costeiro do Jardim do Mar e, consequentemente, a destruição das ondas.

Trata-se sem dúvida de uma discussão curiosa. Nesta situação, o interesse público (a existir) substituiu-se ao interesse ambiental. A justificação dada foi que as "ondas" não traziam qualquer retorno económico à população e que apenas beneficiavam uma minoria de surfistas.

A questão que eu coloco é outra. Qual foi, neste caso, o custo ambiental do desenvolvimento da zona costeira do Jardim do Mar? É uma consideração que deixo no ar. Entretanto vejam o "trailer" do filme "The Lost Jewel of the Atlantic", patrocinado pela agência internacional "Save The Waves".


Sem comentários: