terça-feira, janeiro 17, 2006

A caminho dos Óscares

"O Segredo de Brokeback Mountain" e "Walk the Line" dominam Globos de Ouro

O grande favorito da 63ª edição dos Globos de Ouro, atribuídos ontem à noite pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, confirmou as expectativas e arrecadou o maior número de prémios. O filme de Ang Lee "O Segredo de Brokeback Mountain", que conta a história de amor entre dois "cowboys" na América dos anos 1960/70, foi distinguido com quatro globos.

Considerados um prólogo dos Óscares da Academia de Cinema norte-americana, os Globos de Ouro deram grande protagonismo ao filme "O Segredo de Brokeback Mountain", do realizador taiwanês Ang Lee, que ganhou quatro das sete categorias em que concorria, deixando ainda assim fugir os galardões para melhor actor e melhor actriz em filme dramático e para melhor banda sonora.

A película venceu o galardão de melhor filme e melhor realizador, arrebatando ainda o prémio para melhor canção original ("This love will never grow old", do argentino Gustavo Santaolalla). O quarto Globo foi para o argumento.

O outro grande vencedor foi "Walk the Line", que retrata a vida do músico Johnny Cash, falecido em Setembro de 2003. O filme de James Mangold foi considerado o melhor na categoria de comédia ou musical e os dois protagonistas levaram para casa os Globos de Ouro para melhores actores na mesma categoria: Joaquin Phoenix, que desempenha o papel de Johnny Cash, e Reese Witherspoon, que encarna June Carter, a mulher do cantor.

Na categoria de melhor actriz em filme dramático o prémio foi para Felicity Huffman (de Donas de Casa Desesperadas) pelo seu papel de transsexual em "Transamerica", enquanto Philip Seymour Hoffman foi o vencedor na categoria de melhor actor pelo retrato do escritor Truman Capote no filme "Capote", que relata a obsessão do romancista pelo caso do massacre de uma família de agricultores do Kansas que deu origem ao seu mais conhecido livro, "A Sangue Frio".

fonte: PUBLICO

Sem comentários: