quarta-feira, janeiro 18, 2006

Seremos todos uma nódoa a matemática?

Região registou piores resultados no exame de matemática

Segundo o relatório do Júri Nacional de Exames na prova de Matemática do 9º ano a média regional foi de apenas 1,97. Foi na Região que se registaram os piores resultados do país no exame de Matemática do 9º ano. Esta é uma das conclusões presentes no relatório final dos Exames Nacionais do Ensino Básico e Secundário 2005, recentemente divulgado pelo Júri Nacional de Exames.

Embora a média nacional no que se refere à prova de Matemática tenha ficado abaixo dos três valores (numa escala de um a cinco), foi na Madeira que se registou a pior média, não ultrapassando os 1,97 valores. Em termos de concelhos, o valor mais elevado foi registado em Arruda dos Vinhos (2,66), sendo que foi o distrito de Coimbra que teve melhor média (2,41).

Mas as más notas a Matemática não acontecem apenas nas provas do 9º ano. Nos exames nacionais do 12º ano, foi nesta disciplina que os alunos da Região tiveram pior aproveitamento, com uma média regional que não ultrapassou os 57.5 valores (numa escala de 1 a 200).

Em termos nacionais, esta foi a segunda pior média, sendo apenas ultrapassada pelos 50,5 valores obtidos pelos alunos de Portalegre. A melhor média nacional do exame de Matemática foi a do distrito de Lisboa, onde os alunos atingiram 85,1 valores.

Suponho que estejam à espera que todos os alunos tenham "0" (zero) de média a matemática para perceberem que algo de errado está no ensino/programa. Será que a esmagadora maioria dos jovens alunos portugueses são todos uma nódoa a matemática? Ninguém sabe fazer contas? Ou serão os alunos apenas meros "bodes expiatórios", de uma política de educação errada e retrógrada? Aposto mais nesta segunda hipótese...

Sem comentários: