terça-feira, maio 03, 2005

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa


Federação de Jornalistas diz que luta contra terrorismo ameaça liberdade de imprensa

O combate ao terrorismo está a ameaçar as liberdades civis, nomeadamente a liberdade de imprensa, alerta hoje um novo relatório da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), no dia em que se comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

“A resposta dos governos à ameaça do terrorismo é desproporcionada”, pondo em risco liberdades conquistadas há mais de 60 anos, considera o relatório de 52 páginas sobre 20 países. “Cerca de metade dos direitos definidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos estão a ser ameaçados pela guerra ao terrorismo”, conclui.

A FIJ, que representa mais de 500 mil jornalistas em 110 países, salienta situações de violação ao direito a um julgamento justo, a vigilância dos cidadãos praticada pelos governos e a criação de “uma atmosfera de medo e incerteza”.

“O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é o momento certo para exigir o regresso da transparência e expressão livre para todos”, disse Aidan White, secretário-geral da FIJ na apresentação do relatório.

Hoje centenas de pessoas manifestaram-se nas Filipinas, Zimbabwe, Paquistão e Sri Lanka para celebrar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

fonte: O PUBLICO

Sem comentários: