terça-feira, fevereiro 04, 2014

10 anos de Facebook!




A rede social mais famosa do mundo, o FACEBOOK faz hoje 10 anos de existência. Quando Mark Zuckerberg e companhia, decidiram criar uma rede para a Universidade de Harvard, longe estaria de imaginar o "monstro" que havia de nascer. A empresa criada num dormitório de Harvard em 2004 tornou-se um fenómeno e já assegurou o seu lugar no mundo dos gigantes tecnológico.

De um quarto ao mundo, o FACEBOOK, em 10 anos tornou o mundo mais pequeno para toda a gente. Eis 10 curiosidades:

1. Dados da companhia indicam que no final de 2013 o Facebook tinha 1,23  mil milhões de utilizadores activos por mês, ou quase um sexto da população mundial tinha conta no Facebook. Cerca de 945 milhões de utilizadores acediam àquela rede social através de dispositivos móveis.

2. O maior mercado do Facebook provinha dos Estados Unidos, com 146,8 milhões de utilizadores no final de 2013, de acordo com um estudo da empresa eMarketer. O segundo mercado era a Índia (84,9 milhões), seguido do Brasil (61,2 milhões) e Indonésia (60,5 milhões).  Outras estimativas indicavam que o número de utilizadores nos Estados Unidos é maior, possivelmente fixado em 180 milhões.

3. O Facebook não divulga estatísticas detalhadas sobre os utilizadores, mas reportou que 81% dos seus usuários ativos estão localizados fora dos Estados Unidos e Canadá.

4. Em 2013, o Facebook era usado por 46,6% da população na América do Norte, por 35,7% na Europa Ocidental, 29,9% na América Latina, 24,9% na Europa Central e de Leste, 11% no Médio Oriente e África e 7,1% na região da Ásia-Pacífico, segundo a eMarketer.

5. O Facebook reportou que o seu lucro anual cresceu de 53 milhões de dólares (39 milhões de euros) em 2012 para 1,5 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) em 2013, e que as receitas aumentaram para 7,87 mil milhões de dólares (5,82 mil milhões de euros) a partir de 5,1 mil milhões de dólares (3,77 milhões de euros). A maioria das receitas é derivada de publicidade online.

6. Mais de um milhão de "marketers" estavam ativos no Facebook em dezembro e a rede social tinha 25 milhões de páginas de pequenas empresas em novembro, segundo dados da empresa.

7. O Facebook foi responsável por uma quota de 5,7% de todas as receitas de publicidade digital global no ano passado e por 18,44% dos gastos em publicidade móvel em todo o mundo, segundo a eMarketer.

8. A idade dos utilizadores do Facebook é vista como um fator chave. A consultora iStrategyLabs indicou que o Facebook perdeu três milhões de adolescentes nos Estados Unidos desde 2011, enquanto o número acima dos 55 anos cresceu 80%. Outras consultoras desafiaram a ideia de o Facebook estar a perder adolescentes.  Uma pesquisa do Pew Research Center concluiu que o Facebook é usado por 71% dos adultos online, ou por 57% dos adultos norte-americanos em 2013. Segundo o Pew Reserchj Center, 84% dos norte-americanos online na faixa etária compreendida entre os 18 e os 29 anos usa o Facebook, tal como 45% dos maiores de 65 anos.

9. Os milionários do Facebook incluem o cofundador Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e o seu primeiro presidente, Sean Parker. A sua diretora de operações Sheryl Sandberg também se tornou milionária com a subida das ações do Facebook em bolsa. Chris Hughes, um dos quatro cofundadores do Facebook, foi diretor da organização online para a campanha presidencial de Barack Obama em 2008 e mais tarde comprou a revista The New Republic.

1o. Em Dezembro, o Facebook tinha 6.337 empregados. Alguns estudos sugerem que as empresas e aplicações relacionadas com o Facebook criaram muitos mais empregos e valor económico. 

Qual o segredo do FACEBOOK? Para mim deve-se sobretudo à aparência que apresenta, à sua fácil utilização, à variedade de funcionalidades, à capacidade de interligar pessoas e organizações no mesmo espaço e ainda a rapidez e simplicidade com que a informação se partilha e propaga com pelo Mundo.

Eu acredito que veio mesmo para ficar. Parabéns Facebook!

Sem comentários: