quinta-feira, junho 20, 2013

Bye bye Vagrant

(imagem: Berdades da Boca P'ra Fora)

Ainda me lembro, estavamos nós em meados dos anos 80, quando abriram um espaço no Funchal ao que todos nós chamavamos de "barquinhos". E isto porque as mesas desse espaço eram mesmo barcos! Pequenas embarcações que foram transformadas em espaço de café. Para mim, nessa altura, pouco me importava se o barco grande tinha sido dos Beatles ou doutros tipos quaisquer. Era um barco em terra e era o que uma criança gostava. Ainda por cima tinham lá gelados bem bons.

Cheguei a lá ir muitas vezes. Porém, aos poucos foi perdendo a sua piada. A qualidade do serviço também deixava algo a desejar, apesar dos turistas até o frequentarem com muita regularidade. Há algum tempo se falava em fechar o espaço, que dava má imagem para a restauração, etc. Mas lá foi ficando.

Até que veio o 20 de Fevereiro de 2010 e com ele o tão mal amado aterro entre o cais do Funchal e a zona velha da cidade. E literalmente atolou o navio, retirando-lhe praticamente as já parcas condições de funcionamento. As obras que entretanto se iniciaram ditaram a sentença de morte.

E assim dizemos adeus ao 'Vagrant', o iate dos Beatles que foi café e restaurante desde 1982 na cidade do Funchal. Segundo consta é intenção do Executivo madeirense, numa primeira fase, levar a embarcação até ao porto do Caniçal até porque, sublinhou o nosso interlocutor, o ‘Vagrant’ continua a ter dono. Depois existe a possibilidade de afundar o barco de forma a criar um recife artificial. Um fim digno para um barco com muita história que, depois de tantos anos em terra, voltou a navegar...

Sem comentários: