terça-feira, janeiro 15, 2013

"Aloha from Hawaii" with Mr. Elvis Presley



Aloha from Hawaii foi o primeiro concerto de música a ser transmitido ao vivo via satélite em 14 de Janeiro de 1973. Estávamos no início da era dos espectáculos ao vivo e perante a transmissão mais assistida por um artista individual na história da televisão, ultrapassando inclusive a chegada do homem à Lua em 1969. O artista era, nada mais, nada menos, que o "The King", Mr. Elvis Presley.

O concerto teve lugar no Centro de Convenções Internacional Arena, em Honolulu (agora conhecido como o S. Neal Blaisdell Arena) e foi exibido em mais de 40 países da Ásia e da Europa (que recebeu a cerimónia no dia seguinte, também em horário nobre). Apesar da inovação por satélite, nos Estados Unidos o espectáculo só foi emitido no dia 4 de Abril de 1973, no mesmo dia do Super Bowl VII. Foi ainda o especial de entretenimento mais caro na época, custando cerca 2,5 milhões de dólares, um balúrdio para a altura.
 
Presley usou um macacão branco
"American Eagle" desenhado por Bill Belew. A transmissão foi dirigido por Marty Pasetta, o mestre de cerimónias da direcção dos Óscares da Academia de Hollywood. Os bilhetes para o espectáculo não tinham preço fixo e cada espectador pagava o que podia ou queria. Mesmo assim, com as vendas de merchandising e das entradas no concerto levantou foi angariado cerca de 75.000 dólares, que foram entregues ao "Lee Kui Cancer Fund", no Havaí.

Um marco da história da música e da televisão.


Sem comentários: