segunda-feira, dezembro 03, 2012

20 anos a "textar"




Hoje faz 20 anos que o primeiro SMS foi recebido por um telemóvel. Foi a 3 de Dezembro de 1992, e dizia apenas "Feliz Natal". Foi enviado de um computador pelo britânico Neil Papworth, então com 22 anos, em Newbury, na Inglaterra, enviar o sms para o telemóvel do seu amigo Richard Jarvis. Porém passaram vários anos até que o "Short Message Service" (deu origem à sigla) se tornasse num fenómeno à escala global. Por exemplo, apenas em 1999 se tornou possível trocar sms's entre operadoras diferentes.

Foi através dos jovens que se deu a explosão deste serviço, cujo acesso à tecnologia foi facilitado durante os anos 1990 devido à chegada das tarifas pré-pagas e ao baixo custo do serviço em relação às comunicações de voz. Foram estes que rapidamente se habituaram a escrever com os polegares e criaram uma gramática paralela, feita de abreviações e mistura de números e letras. Esta nova linguagem surgiu da necessidade de aproveitar o máximo do limite de 160 carateres, estabelecido para restringir o número de dados a serem transmitidos.

Em Portugal, não se sabe a data ao certo da primeira mensagem por sms, mas estas mensagens utilizam-se pelo menos desde 1996, sendo que começaram a massificar-se em 99. Os portugueses enviam em média 300 mensagens por mês, ou seja, cerca de 10 por dia, mas se estivermos a falar de jovens, o número ganha outra expressão. Os mais novos enviam mais de 100 sms's por dia. Vieram para ficar.

Sem comentários: