quarta-feira, agosto 15, 2012

Voando em "Mach 6"




Já imaginou viajar entre Londres e Nova Iorque em menos de uma hora? Pois então fica a saber que aos poucos estamos a nos aproximar desse objectivo...

A partir da base de  Edwards Air, na Califórnia, a Força Aérea norte-americana desenvolveu esta quarta-feira testes numa aeronave capaz de atingir a velocidade de uns impressionantes 6.900 km/hora! Trata-se do WaveRider X-51A, uma aeronave não tripulada, um projeto desenvolvido pela NASA e pela Agência de Projectos de Investigação de Defesa Avançada.

O objectivo era atingir a velocidade Mach 6, ou seja, seis vezes superior à velocidade do som. O WaveRider X-51A foi levado a 15 quilómetros de altitude por um avião B-52, e depois largado sobre o Oceano Pacífico, para posteriormente subir mais de três mil metros, com recurso a um propulsor, e voar a quase 7 mil quilómetros por hora. Apesar de não poder ser reutilizável, os dados recolhidos durante o voo serão utilizados para desenvolver esta tecnologia e mais tarde para a sua aplicação militar e comercial.

Sem comentários: