segunda-feira, junho 27, 2011

Santana é Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO



No dia 28 de Maio de 2010 a Câmara Municipal efectuou a candidatura do Concelho de Santana a Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO.

A 16 de Setembro desse ano obteve a aprovação nacional por parte da Comissão MaB – UNESCO, e no passado dia 26 de Junho de 2011, o Município de Santana viu a sua candidatura ser aceite pelo Bureau da UNESCO, que esteve reunida em Dresden, na Alemanha.

Trata-se de um galardão atribuído por um período de 10 anos de classificação como Reserva Mundial da Biosfera, valorizando todo Concelho, as suas gentes, a floresta, a flora, a fauna, a cultura e suas tradições, a etnografia, o mar, etc. 

A classificação obtida representa uma importante distinção para o Município e para a nossa Região, que uma vez mais, vê reconhecida mundialmente a riqueza do património que temos para oferecer.

1 comentário:

Unknown disse...

Esta reserva integra uma componente terrestre, correspondente a toda a superfície emersa do município e ainda uma componente marinha, contendo, no conjunto, uma grande diversidade de valores naturais e humanos, paisagísticos, ambientais e culturais singulares de interesse local, regional, nacional e internacional.

A diversidade natural manifesta-se por uma riqueza faunística e florística que incorpora um alto grau de endemismo e uma representação integral das unidades ecológicas mais relevantes da ilha da Madeira, desde os ecossistemas marinhos e costeiros até à vegetação de altitude, passando pela floresta Laurissilva.

Uma percentagem significativa da área do município possui classificação em termos de protecção, nomeadamente a Reserva Natural da Rocha do Navio (Área Marinha Protegida e Sítio da Rede Natura 2000), o Maciço Montanhoso Central (sítio da Rede Natura 2000) e a Laurissilva (Sítio da Rede Natura 2000 e Património Natural Mundial da UNESCO). Estas áreas correspondem às zonas núcleo da reserva aprovada, reforçando-se, com a classificação como Reserva da Biosfera a contribuição para a conservação e uso sustentável destas espécies e ecossistemas naturais.

Com a classificação de Santana, Portugal passa a ter cinco Reservas da Biosfera. Antes das ilhas do Corvo e da Graciosa, nos Açores, cuja candidatura foi aprovada há um ano, o país dispunha de uma única zona com tal estatuto - a Reserva Natural do Paul do Boquilobo que se estende pelos concelhos de Torres Novas e Golegã. A ilha das Flores foi também classificada, em 2009, como Reserva da Biosfera da UNESCO.