quarta-feira, setembro 01, 2010

Fidel pede desculpa a homossexuais

 
(clicar para aumentar)


Fidel Castro pediu desculpas publicamente aos homossexuais. O histórico dirigente cubano mostrou-se arrependido pelas condenações a trabalhos forçados que recaíram sobre centenas de homossexuais durante a revolução cubana.


Na entrevista concedida em exclusivo ao jornal mexicano 'La Jornada', Fidel Castro assume a culpa pela discriminação e marginalização de que foram alvos os homossexuais e lamentou não ter prestado "atenção suficiente" a uma perseguição que ocorreu em momentos de "grande injustiça" e de não ter corrigido essa situação.


É a primeira entrevista que Castro concede a um jornal estrangeiro desde Junho, quando reapareceu em público após uma ausência de quase quatro anos.

1 comentário:

Anonymous disse...

A discriminação dos LGBT (as lésbicas, os gays, os bissexuais e os transgénero) por parte de Fídel não afectou só os homossexuais. E era óptimo que ele tivesse noção disso. Para além das muitas pessoas homosseexuais que não foram capaz de viver em paz graças às suas represalias, também os transgenero, que eram vistos como homossexuais, foram reprimidos, ofendidos...

Gostaria que Fídel (para além das suas demais falhas enquanto governador) pensasse em TODAS as pessoas afectadas, não só algumas.

"Ao menos pediu desculpa", poderão alguns dizer...eu digo "ainda falta muito para se poder perdoar a ele e a todos os governos que [como em Portugal ate ser crime a discriminaçao contra lgbt] fizeram tais coisas que traumatizaram geraçoes e geraçoes."

[E já agora gostaria que Fídel também pensasse nos presos politicos que mantém]