Todo o mundo conhece o famoso símbolo da Apple Inc., a multinacional norte-americana de informática famosa principalmente pela fabricação do computador de marca registrada, Macintosh, com seu próprio sistema operacional, o Mac OS, fundada por Steve Wozniak e Steve Jobs com o nome de Apple Computers, em 1976, na Califórnia. Mas alguém sabe a razão do nome e da escolha do símbolo?
Sendo que os próprios nunca se alongaram pelo assunto, há várias teorias para a maçã. Uma aponta que os fundadores da empresa eram fãs dos Beatles e decidiram homenageá-los com uma "maçã", já que o nome da gravadora fundada pelos Beatles era a Apple Records. Outros dizem que é uma homenagem às maças do tipo "McIntosh Red", muito comum nos Estados Unidos, o que explicaria também o nome "McIntosh". Outros também apontam que o símbolo da maçã já mordida, lembra a maçã de Isaac Newton, sendo que a mordida representa o senso de descoberta.
De facto as teorias são muitas mas aquela que mais puxou o meu imaginário foi a que se segue.
Alguém sabe quem foi Alan Turing? Alan Mathison Turing, nascido em Londres, a 23 de Junho de 1912, foi um matemático brilhante. Filho de um oficial, logo cedo se interessou pela ciência. No entanto, a maior parte de seu trabalho foi desenvolvido na área de espionagem, e por isso somente em 1975 veio a ser considerado um grande nome na história da computação.
Aos 24 anos de idade, consagrou-se com a projeção de uma máquina que, de acordo com um sistema formal, pudesse fazer operações computacionais. A máquina teórica de Turing abriu os caminhos para a Inteligência Artificial e a idéia de computabilidade começou a ser delineada, tornando-o o pai dos computadores. Igualmente, durante a Segunda Guerra Mundial, Turing teve um contributo fundamental na vitória dos Aliados, ao conseguir descodificar o sistema Enigma, a famosa máquina de códigos electromagnéticos com que o Estado-maior alemão transmitia mensagens indecifráveis aos seus submarinos.
Mas Turing era também homossexual declarado. No início dos anos 50 foi humilhado em público e impedido de acompanhar estudos sobre computadores, julgado por "vícios impróprios" e condenado a terapias à base de estrogénio. Esta hormona feminina equivaleu à castração química e ainda teve o humilhante efeito secundário de lhe fazer crescer seios. Deprimido, em 7 de Junho de 1954, em sua residência em Wilmslow, Cheshire, com apenas 41 anos, mergulhou uma maçã numa solução de cianeto e pousou-a numa mesinha. Em seguida, pintou um quadro e depois comeu a maçã.
Esta é uma das razões porque se diz que o símbolo da Apple é uma maça dentada, como homenagem a Alan Turing. E eu gosto mais desta versão.

1 comentário:
Também me inclinaria mais para esta última versão. Acho é que Steve Jobs faz desta questão o segredo da marca (tal como a fórmula da coca-cola).
Enviar um comentário