domingo, janeiro 18, 2009

Xuan Kong Si - O Mosteiro Suspenso

 
Hoje vamos dar uma volta pelo mundo e apreciar uma das maravilhas do engenho humano. Vamos, mais precisamente, à província de Shanxi, a 65 quilómetros a noroeste de Datong, na China.


O mosteiro suspenso de Xuan Kong Si foi construído corria o ano de 491 d.C., sobre a ladeira vertical do desfiladeiro Jinlong, em cima do monte Heng. É composto por diverso pavilhões (cerca de 40 salas), que se fundem com o contorno natural da rocha e se unem com elas mediante corredores, passadeiras e escadas. Trata-se de um templo único, não apenas pela sua construção peculiar, mas porque igualmente encerra no seu interior, elementos budistas, taoístas e confucionistas - como as estátuas de Sakyamuni, de Confucio e de Lao-Tsé.


Fundado há mais de 1400 anos, ele tem resistido à passagem do tempo, mercê da sua particular construção - a altura protege-o das inundações, a escavação na rocha onde está erigido, protege-o da chuva e da neve e as montanhas nos arredores preservam-no dos fortes períodos de calor - mas também graças às varias intervenções e restaurações durante as dinastias Ming (1368-1644) e King (1644-1911).


Deixo-vos com algumas fotos do Mosteiro Suspenso da China.






Para mais fotos do Mosteiro, clique aqui.

Sem comentários: