sábado, janeiro 17, 2009

O Mundo de Sofia

 
Sofia Escobar é um nome praticamente desconhecido do comum português. Não joga futebol, não faz filmes em Hollywood, não é política, nem sequer uma das muitas burlonas que pelo nosso país fazem riqueza à custa da ignorância de muitos.


Não. Sofia Escobar é apenas uma jovem, natural de Guimarães, de 28 anos, que decidiu há três anos ir estudar canto e representação para a Guildhall, a mais conhecida escola de artes londrina. Oriunda de uma família de "classe média, sem possibilidades de ter uma filha a estudar no estrangeiro", os pais de Sofia recorreram a um empréstimo bancário para suportar as despesas londrinas.


Felizmente, Sofia tem talento. Tanto que a qualidade das provas realizadas para ser admitida na escola, permitiu-lhe ficar isenta de pagar propinas durante todo o curso. Com os tostões contados, após as aulas trabalhava como empregada de mesa num restaurante para ganhar algum dinheiro extra. Até que, um anúncio num jornal veio alterar-lhe toda a vida. Procurava-se uma actriz que desempenhasse o papel de "Christine Daae", a personagem principal do musical "O Fantasma da Ópera", de Andrew Lloyd Weber. Oito meses de provas e audições depois, o telefone tocou. "Quando me telefonaram a dizer que tinha sido escolhida, estava numa paragem de autocarro e fiquei lá mais de meia hora a digerir a notícia"...


Portou-se bem. Depois de "Christine Daae", veio "Maria", personagem do famoso musical "West Side Story", no "Her Majesty's Theatre", em Londres, peça no quinquagésimo ano de representações. Voltou a portar-se bem.


Tanto que, hoje é uma das candidatas ao título de Melhor Actriz de Teatro Musical em Inglaterra pela representação, precisamente de 'Maria', em West Side Story, na eleição organizada pelo prestigiado portal de espectáculos britânico "Whatsonstage". As nomeações, feitas por um conjunto de críticos musicais, elegeram-na para votação, lado a lado, com outros nomes pesados da indústria como Connie Fisher, Elena Roger, Leila Benn Harris e Ruthie Henshall.


Sofia é mais uma prova de que é possível triunfar. Basta sonhar. Basta querer. Basta trabalhar. Muito. Pouco depois de Cristiano Ronaldo ser coroado o "rei do mundo do futebol", eis outra portuguesa a destacar-se e a ser reconhecida pelo seu talento.


Abaixo segue uma feliz reportagem da RTP com a Sofia Escobar. São 8 minutos muito interessantes. Vale a pena ver a peça.



(Imagens cortesia RTP)


 
Já agora, para quem estiver interessado, se quiser votar na Sofia basta clicar aqui.

2 comentários:

Luísa Henriques Gouveia disse...

Ela tem simplesmente uma voz e uma cara adorável. Infelizmente muitos têm que sair de Portugal, para serem reconhecidos.

fatima dias disse...

em dezembro de 2007 as minhas filhas compraram-me tickets para "o fantasma da opera" aqui em londres. adorei mas quando quis voltar para ver a sofia no papel de cristine ja ela estava a fazer west side story, espero que quando ela voltar a londres eu consiga ir ve-la porque adorei ouvi-la cantar quando passou na televisao portuguesa e tambem no site dela tem alguns enxertos das musicas que ela canta.parabens Sofia pelo premio de melhor atriz de musicais em ingaterra