segunda-feira, dezembro 01, 2008

A Decana do Mundo

 
(Foto: AFP)


Edna Parker, nascida a 20 de Abril de 1893, era desde Agosto de 2007, a mulher mais velha do mundo, sucedendo à japonesa Yone Minagawa. Com 115 anos de idade e 220 dias, na quarta-feira passada, faleceu a Sra. Parker. Na sexta-feira, o Gerontology Research Group (GRG), com sede em Los Angeles, e que mantém actualizada a lista das "supercentenárias" (pessoas de 110 anos ou mais), já anunciou a sua sucessora.


A nova decana da humanidade, segundo o GRG, é a portuguesa Maria de Jesus, nascida a 10 de Setembro de 1893. A mulher mais velha do mundo vive agora na localidade de Corujo, no concelho de Tomar, e tem 5 filhos, 16 netos, 16 bisnetos e dois trinetos. Começou a trabalhar no campo aos 12 anos de idade, sem nunca ter frequentado a escola.


Maria de Jesus, já confessou que o seu doce preferido é arroz-doce e gelados, e escolheu sempre o peixe e os legumes, em vez de carne. E conseguiu manter sempre o seu perfeito estado de saúde sem nunca ter bebido café, sem nunca ter fumado e sem nunca ter tocado em álcool.


Maria de Jesus tem um estado de saúde invejável e foi apenas operada uma vez em 111 anos, às cataratas, apesar de ser cega de um olho desde criança. Segundo Madalena de Jesus, a filha com quem vive, a sua Mãe, aos 115 anos e 82 dias, gosta de ser ela a fazer tudo, gosta muito de tirar fotografias, gosta muito de tomar banho e não gosta que a agarrem.


Imaginem... saber que são a "pessoa mais velha do mundo". Esmagador...

Sem comentários: