quarta-feira, abril 30, 2008

Terrorismo de carteira

 


Os preços dos combustíveis voltaram a aumentar à meia-noite de hoje. São mais 3 cêntimos o gasóleo e 2,1 cêntimos a gasolina sem chumbo 95, segundo números divulgados hoje pela Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC).


Mais um aumento. É já a décima sétima alteração desde o início do ano, com apenas três no sentido da baixa e as restantes a representarem aumentos. Assim, e a partir de hoje à meia-noite o preço do gasóleo passará dos actuais 1,299 euros para os 1,329 euros e a gasolina sem chumbo 95 passa dos 1,430 euros, para os 1,451 euros.


Estamos claramente perante mais um atentado à carteira dos portugueses! A justificação para este aumento está novamente no preço do barril de petróleo que, segundo dizem, aumenta os custos de revenda. Eu digo que isto é absoluta "tanga"!!!


O preço do barril de petróleo está indexado ao dólar americano. Se no último ano o dólar americano desvalorizou em cerca de 40% em relação ao Euro, como é possível continuar a afirmar-se que os custos aumentam? Se eu com menos euros compro mais dólares, isto significa que compro o mesmo número de barris, com menos euros! O que significará que para o países da "Eurolândia" o "aumento" do preço do barril em dólares é amenizado pela diferença de valor entre as duas moedas!


A verdade é que não há qualquer justificação para este aumento. Estamos perante uma verdadeira especulação de preços, numa atitude concertada entre os "agentes do petróleo". A Autoridade da Concorrência nada diz. O Estado também acaba por tirar rendimento deste aumento já que aumenta as receitas do seu cofre, através da cobrança do IVA.


Portanto, estamos reféns do combustível fóssil e dos seus "manda-chuvas" em Portugal! Querem falar de terrorismo? A minha carteira já treme só de ouvir falar nisto...

1 comentário:

Marco Silva disse...

Houve uma autarquia no continente que foi multada por usar óleo reciclado.

O próprio Estado prejudica aqueles que não poluem o ambiente, porque quer meter o seu no bolso. Podes destruir tudo, mas tens de pagar ao Sócrates.

Portanto, é natural que a eles convenha que os preços internacionais aumentem cada vez mais.

Só quando as pessoas começarem a comprar cavalos e mulas é que eles vão fazer alguma coisa...