sábado, dezembro 15, 2007

O Planeta num Rodapé


Hoje termina a conferência climática da ONU em Bali e, ao que tudo indicada, o resultado será apenas uma nota de rodapé.

A nota, sugerida num dos documentos que deverá constituir o roteiro de Bali para as negociações de um novo acordo contra o aquecimento global, faz uma "referência implícita" a um relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). Não sei se se recordam, mas já tinha falado neste painel aquando da atribuição do prémio Nobel.

Mas avançando, no referido relatório, o IPCC diz que, para se evitarem consequências catastróficas do aquecimento global, será necessário que os países desenvolvidos reduzam as suas emissões de gases com efeito de estufa em 25 a 40 por cento até 2020, em relação aos níveis de 1990.

Como não poderia deixar de ser, em virtude do forte "lobby" da Industria Petrolífera na Presidência, os Estados Unidos manifestaram-se frontalmente contra a inclusão deste relatório no Roteiro de Bali. O problema é que estão cada vez mais sós, até mesmo junto dos novos países industrializados, como a China e a Índia.

Então vêm agora com esta - uma espécie de fuga honrosa aos compromissos com a humanidade - e dizem aceitam a nota de rodapé, que cita a página do relatório do IPCC onde estão aquelas conclusões, bem como outro documento aprovado pelos países que ratificaram o Protocolo de Quioto. Seja como for, esta proposta, no entanto, ainda terá de ser aprovada amanhã, no plenário final da conferência de Bali.

Ou seja, não ratificaram Quioto, vão a caminho de ignorar Bali e quem vai sofrer no final somos todos nós, porque infelizmente só temos este planeta para viver e por incúria de gente incivilizada, em breve teremos destruido todas as condições para que exista vida na terra.

Quem sabe se daqui a milhares de anos, um livro da história galáctica faça uma referência à humanidade, numa linha de rodapé...

1 comentário:

Monzart disse...

"Quem sabe se daqui a milhares de anos, um livro da história galáctica faça uma referência à humanidade, numa linha de rodapé."

bravo! se os terrestres tratam seu lar de forma indiferente, nada mais lógico do que o mundo tratá-los da mesma forma. numa nota de rodapé borrada ainda por cima.