quinta-feira, novembro 08, 2007

aMAMAmento


Segundo a equipa de psiquiatras do Kings College de Londres, há um gene por trás dos benefícios da amamentação no QI dos bebés. Trata-se do gene FADS2. Quando está presente, os bebés, que são amamentados com leite materno, conseguem mais sete pontos nos testes de QI do que os restantes alimentados artificialmente.

A equipa, que publicou os seus resultados na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", analisou estudos já previamente elaborados com bebés que eram amamentados e que incluíam três mil crianças britânicas e neozelandesas.

Nos estudos, o QI tinha sido medido em várias situações entre os cinco e os 13 anos. E o que já se tinha verificado é que as crianças que tinham sido amamentadas tinham um QI mais elevado. Só não se sabia a razão. Agora já se sabe.

Só falta saber se ainda é possível beneficiar dos efeitos desse gene para maiores de idade. Se sim, já estou a ver uma corrida aos peitos das senhoras...

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto do QI é muito bonito. Mas na verdade, os testes de QI só medem algumas componentes da nossa inteligência, como a verbal e outra que agora não me recordo.

Por isso leva em erro muitos leigos na matéria, e faz com que o mesmo teste esteja na moda.

Como é óbvio, avaliar a inteligência de uma criança ou de um adulto através desse teste, tem muito que se lhe diga.

Unknown disse...

Apesar de tudo, mesmo assim, acho que devíamos tirar isto a limpo... toca a fazer o teste! ;)