quarta-feira, setembro 26, 2007

A Polémica Maddison Gabriel

(Maddison no cerne da discussão)

Maddison Gabriel foi a jovem modelo que enfureceu o primeiro ministro australiano John Howard. Não directamente a rapariga, mas o facto de ela ter participado no desfile "Gold Coast Fashion Week 2007", um dos mais importantes da Austrália, que por acaso até ganhou.

Mas afinal, que fez a pobre rapariga? Nada de especial. Apenas era, de acordo com o primeiro-ministro, "demasiado nova". Nova perguntam vocês? Sim, nova. Já agora, que idade lhe dão? 17, 16, 15...?

E se eu vos disser que à data desta foto (e do desfile acima indicado), Maddison tinha 12 anos! Sim, 12 anitos.

Se bem que a fúria de John Howard seja compreensível para o comum dos mortais, o mundo da moda não se compadece com idades, apenas com formas, altura e estilo. O que obrigatoriamente levanta a questão se deve ou não haver limitações de idade para esta profissão.

No minha modesta opinião, e não querendo ser um "cota" nesta assunto, acho que, para o bem da sociedade, estes limites têm que existir. É verdade que existem sonhos dos jovens e que estes deverem sempre lutar pelos seus objectivos. Mas por detrás dos sonhos há exploradores, gente sem escrúpulos à busca de dinheiro rápido e fácil, que não hesita em usar as jovens crianças para os seus fins e descartá-las quando deixam de ter utilidade.

Deverá haver limitações que protejam a infância e adolescência. As crianças são o maior tesouro da humanidade, e como diz Howard, temos a obrigação de preservar uma parte da inocência na nossa sociedade.

Enviar um comentário