terça-feira, julho 10, 2007

10 mil anos depois...

Temos falado muito nestes dias em "maravilhas", pelo que, o que se segue vem mesmo a propósito...

É uma fêmea, de apenas seis meses e terá morrido há, pelo menos 10 mil anos. Os investigadores nem queriam acreditar que tinham encontrado um bebé mamute, o antepassado do elefante, tão bem preservado que os olhos e tromba estavam intactos, bem como grandes extensões da pele. Os mamutes, antepassados dos elefantes, eram conhecidos pelo pescoço entroncado e muito pelo comprido na cabeça. Ficou assim, intacto até ter sido descoberto por um agricultor em Maio passado perto do rio Yuribei, na Sibéria.

Este bebé, de 1,30 metros e 50 quilos de peso é, sem dúvida, o exemplar de mamute mais bem preservado e, por isso, mais valioso para a ciência que se encontrou até hoje. Encontrar um exemplar destes, neste estado de preservação, é muito raro, tanto que só se conhece três exemplares em condições semelhantes de preservação.

Este verdadeiro tesouro gelado, que se encontra preservado nestas camadas de solo a pelo menos 32 graus negativos, será agora enviado para o Japão para ser estudado, no Centro de Investigação de Mamutes. Alguns cientistas acreditam que se conseguirem encontrar esperma ou outras células viáveis, este material genético poderá ser usado para ressuscitar, num prato de laboratório, o extinto mamute. Os geneticistas dizem que, através de clonagem, se for possível reunir material genético de qualidade, pode fazer-se nascer um bebé mamute em 22 meses. Isto meus amigos, é uma verdadeira "maravilha"!

1 comentário:

Anónimo disse...

É algo sem dúvidas fantástico. Era sensacional poder estudar ao vivo e a cores estes belos animais. Infelizmente muitos deles já não estão aqui connosco. Muitos exterminados devido à caça intensiva dos homens.
É um achado muito importante