quarta-feira, novembro 08, 2006

Todos contra a marcha de Orgulho Gay em Jerusalém


O Vaticano apelou hoje à anulação do desfile do Orgulho Gay previsto para sexta-feira em Jerusalém, pelo que "exprime a sua mais viva desaprovação de uma iniciativa que constituirá um grave afrontamento aos sentimentos de milhões de judeus, muçulmanos e cristãos", porque a cidade tem "um carácter sagrado" e "exige que a sua convicção seja respeitada". A Santa Sé sublinha ainda que "o direito à liberdade de expressão é submetida a justas limitações, em particular quando o exercício desse direito ofende os sentimentos dos crentes".

Costumamos estar em desacordo em muita coisa. Mas neste ponto estamos perfeitamente em sintonia. Há sítios e locais próprios para as manifestações. Toda a comunidade gay tem o direito à diferença e ao respeito pelas suas escolhas. Mas sobre esta recai igualmente um dever de respeito para com as convicções alheias, nomeadamente o respeito pelo sagrado.

Não concordo com esta manifestação em Jerusalém, como igualmente não concordo com a propaganda política desenvolvida por padres nas Igrejas. Há lugares próprios. Este não é um deles.

Seja como for, aquilo vai dar bronca...

Sem comentários: