segunda-feira, outubro 23, 2006

Onde cabe um panda...

(Foto: Color China Photo/AP)

Os pandas gigantes são uma espécie endémica da China, que durante largos anos esteve fortemente ameaçada de extinção. A baixa taxa de natalidade, a alta taxa de mortalidade infantil e a destruição de seu ambiente natural colocaram o panda em rápido desaparecimento.

Mas se há coisas em que os Chineses são bons, é a fazer-se respeitar dentro do próprio território. A lei chinesa é extremamente rígida e protectiva. Em 1995, um fazendeiro foi sentenciado a prisão perpétua por ter disparado sobre um panda. No ano seguinte, dois homens foram condenados à morte, depois de terem sido presos transportando peles de panda. A partir de 1997 passou-se a punir os infractores com uma pena de 20 anos de prisão.

O número de pandas selvagens na China está estimado em 1596. Em 2000 contavam-se 1114 exemplares, espalhados por territórios que têm uma superfície total de 23.000 km² nas províncias de Sichuan, Gansu e Shaanxi. Estudos em 2006, baseados em exame de DNA coletado em fezes, indicam que possam haver pelo menos 3.000 animais em liberdade.

Existem 183 pandas-gigantes em cativeiro na China, 100 dos quais, estão num centro especializado em Sichuan. Este ano já nasceram 25 destes ursos em cativeiro na China, o que já é considerado o "baby boom" desta espécie. O número recorde fez com que os jovens pandas tivessem companhia para brincar nesta árvore do Wolong Giant Panda Protection Center, na província chinesa de Sichuan.

Sem comentários: