segunda-feira, outubro 30, 2006

O Sahara Norte


Aparentemente o aumento da temperatura do planeta trará mais efeitos nefastos que o degelo da Gronelândia. Segundo um relatório britânico divulgado hoje, Portugal, Espanha e França estão entre os países europeus que mais devem se preocupar com o aquecimento global.

O relatório Stern, encomendado pelo Governo britânico ao ex-responsável do Banco Mundial Nicholas Stern, evidencia as grandes variações climáticas na Europa, salientando que as regiões vão ser afectadas de maneira diferente, e aponta consequências como a falta de água, ondas de calor e fogos florestais.

"O Mediterrâneo vai assistir a um aumento do 'stress' hídrico, ondas de calor e fogos florestais. Portugal, Espanha e Itália serão os países mais afectados. Isto poderá levar a uma mudança para Norte no que respeita ao turismo de Verão, agricultura e ecossistemas", refere o documento.

Para terem uma pequena ideia, as ondas de calor, como a que aconteceu na Europa em 2003, que provocou a morte de 35 mil pessoas e prejuízos a rondar os 11,7 mil milhões de euros na agricultura, serão comuns em meados do século.

Acham que está um calorzinho anormal para esta altura do ano? Pois bem, vão-se habituando. Meus amigos, aí vem o Sahara...

Sem comentários: