quinta-feira, agosto 24, 2006

Plutão despromovido

O descobrimento de um objeto gelado um pouco maior que Plutão no cinturão de Kuiper, em 2005, reacendeu a polémica sobre a definição de planetas.

Cerca de 2500 astrónomos estão reunidos em Praga, na República Checa, e hoje irão votar uma definição do que é, afinal, um planeta, o que poderá relegar Plutão para um estatuto de planeta de segunda, um anão gelado, como outros objectos da Cintura de Kuiper.

Apesar de todos os esforços para manter o estatuto de Plutão, a União Astronómica Internacional (IAU, na sigla em inglês) vai mesmo votar hoje, em assembleia geral, um sistema solar com apenas oito planetas. Plutão será despromovido para planeta anão, uma categoria intermédia de objectos espaciais que não têm força gravítica suficiente para se imporem sozinhos na sua órbita. Plutão é um planeta diferente dos outros, gelado e muito pequeno, com cerca de seis vezes menos o diâmetro da Terra.

Esta polémica, que começou com a proposta para planetas de Ceres, Xena (2003 UB313) e Caronte, se serviu para alguma coisa, foi para mostrar que ainda é demasiado cedo para tomar decisões, pois conclui-se que os cientistas não sabem ainda dizer o que é efectivamente um planeta.

Os planetas são um bom exemplo de como quanto mais se descobre, mais há a noção do pouco que se sabe. Em 1930, quando Plutão foi descoberto, nem se colocava a questão se seria um planeta. Agora já há quem defenda que à velocidade a que se conhecem novos objectos no espaço, é cedo de mais para estabelecer uma definição. Efectivamente, pôr ordem no sistema solar é tudo menos pacífico.

1 comentário:

Cleared For Take Off disse...

who gives a shit..que cromice...mãezinha...Horas gastas de conferências e viagens para mudar um nome...Descubram é novos planetas sff