sábado, julho 08, 2006

Não era mais rápido perguntar a um psicanalista?


Hoje é o último jogo do Mundial para Portugal, onde disputa o 3º lugar com a selecção da casa, a Alemanha. Por muito pouco não estariamos a jogar não hoje, mas amanhã, na final, contra a Itália. Mas os "deuses" do futebol assim não o quiseram. Seja como for, ficar entre as 4 melhores equipas do mundo... é obra! Esta noite, em Portugal, todos os olhos estarão no estádio Gottlieb-Daimler, em Estugarda.

Por falar em olhos, tive conhecimento hoje de um estudo "brilhante". Um grupo de investigadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido (só podia!), após uns quantos meses de afincados estudos, chegaram a conclusão que as pessoas são mais honestas... quando estão a ser vigiadas!

A experiência consistiu em pôr um grupo de pessoas perante uma situação da vida real em que tinham de colocar espontaneamente uma dada quantia de dinheiro numa caixa para comprar um dado artigo. Este sistema é chamado de “honesty box” (“caixa da honestidade”).

No caso concreto aqui dos nossos amigos ingleses, eles utilizaram uma máquina de café e chá instalada numa sala colectiva, que era utilizada por 48 funcionários da universidade e que já funcionava há anos, utilizando o esquema da “caixa da honestidade”. Por cima da caixa, afixaram uma folha com o preçário das bebidas, que continha também uma imagem. Foram usadas duas imagens em sistema de rotatividade semanal, de forma a comparar os efeitos de cada uma: um par de olhos a olharem fixamente para o observador e umas flores.

Resultado: em média, as pessoas pagavam quase três vezes mais dinheiro pelas bebidas durante as semanas em que a lista de preços mostrava a imagem de um par de olhos do que quando esta representava umas inócuas flores.

No final do estudo, depois de analisados todos os dados, sei lá quantas libras depois, ficamos a saber, pelos nossos amigos cientistas, que as pessoas comportam-se de forma diferente quando sentem que estão a ser vigiadas porque se importam com o que os outros possam pensar delas.

Ok.

Está resolvido o problema da criminalidade, da mentira e das traições! Basta um par de olhos a fitar uma pessoa a partir de um cartaz na parede para ela começar a agir de forma mais honesta.

Dahhh!

Sem comentários: