sexta-feira, julho 14, 2006

Guerra no sul do Líbano

(Foto: Oded Balilty)

As forças de Israel atacaram o aeroporto da capital libanesa, a estação de televisão controlada pelo movimento xiita Hezbollah, bem como bombardearam esta tarde o quartel de "Haret Hreik", onde estão localizados os gabinetes de vários dirigentes do Hezbollah, incluindo do seu líder, o xeque Hassan Nasrallah, no âmbito da maior operação contra o Líbano desde a invasão de 1982. Israel, que controla o espaço aéreo e bloqueou os portos do Líbano, não dá sinais de pretender suspender os ataques e desde ontem que está a lançar panfletos sobre as zonas a sul de Beirute, alertando a população civil a abandonar a área.

A acção de Israel, que se centra essencialmente no Hezbollah, tem três premissas essenciais: a libertação dos dois soldados israelitas capturados pelo Hezbollah, o fim do lançamento de "rockets" contra o território israelita e a aplicação da resolução 1559 do Conselho de Segurança da ONU para o desarmamento do movimento xiita libanês.

Em resposta ao governo israelita, uma centena de "rockets", disparados a partir do sul do Líbano, caíram durante o dia de hoje no norte de Israel, levando à hospitalização de 44 pessoas, na sua maioria em estado de choque. Os projécteis atingiram pelo menos 15 localidades ao longo da fronteira com o Líbano, tendo ficado destruídas várias habitações.

1 comentário:

Anónimo disse...

É simplesmente vergonhoso... e tudo feito a coberto da Nação que devia dar um exemplo de liberdade e respeito pelos direitos humanos... os EUA. Enfim, esses princípios parece que só se aplicam aos seus cidadãos.

Realmente é necessário aplicar com urgência a Resolução 1559 do Conselho de Segurança da ONU, para o desarmamento, mas Israel também tem resoluções do Conselho de Segurança para aplicar, também. Acho que não são a entidade mais indicada para exigir a aplicação de resoluções aos outros...

Mas há que reconhecer que os EUA e Israel estavam mais empenhados do que já estiveram alguma vez antes (que me lembre) na pacificação daquela zona e é uma pena ver o Processo de Paz Palestiniano, que estava a correr bem (já estavam a ser retirados colonatos, mais zonas estavam entregues à Autoridade Palestiniana, etc.), ser estragado por um bando de velhos malucos que penso não representarem aquele povo. Que, infelizmente, não parece ter muito cérebro... estavam a caminho de finalmente terem o seu Estado Independente e elegeram uma organização terrorista para os governar... agora têm todas as infra-estruturas destruídas, todos os países cortaram as suas ajudas e agora podem ver o seu Estado cada vez mais longe.