domingo, julho 16, 2006

“Ataque” à praia

(Foto: Paulo Carriço/Lusa)

Quem escolheu a Praia do Tamariz, no Estoril, para se refrescar de mais um dia de intenso calor não teve só direito a banhos de mar mas também a assistir a um festival de acrobacia aérea. Na foto, três helicópteros da equipa "Rotores de Portugal", da Força Aérea Portuguesa, mostram as suas habilidades aos banhistas. Espectáculo à parte, tenho pena é de continuar a ver helicópteros do tempo da "pré-história" da aviação a comporem a nossa frota aérea...

4 comentários:

Anónimo disse...

Helicópeteros da pré história... Vou vêr se não me esqueço de dizser ao Sr. Chefe de Estado Maior Da Força Aérea para passar a usar nas patrulhas acrobáticas os nossos moderníssimos EH101! Pk o k é importante é ter nas patrulhas acrobáticas aeronaves do mais moderno que há!!! E já agora para fazer os salvamebtos vamos de planador!!! O k acha??? Faça-me o favor...

Unknown disse...

"Moderno" é a palavra certa para definir a frota aérea, terrestre e marítima, das forças armadas de Portugal. Sem dúvida.

Quanto ao comentário em questão, estava a referir-me ao aspecto geral da aviação nacional e não propriamente a espectáculos de entretenimento...

Anónimo disse...

Não é? Então abstraia-se lá do espiritosinho "coitadinhos de nós" tipicamente português e diga-me por favor em que país um Helicoptero EH101 não é moderno... em que país um F16 MLU não cumpre na perfeição as missões de DEFESA aérea (porque é p isso que eles existem... defender, não atacar). E pegando nas coisas velhas que temos, para quê termos novas quando um sbmarino com 30 anos consegue afundar um porta-aviões moderníssimo da marinha americana?É sempre mais fácil falar mal daquilo que não se conhece em vez de se fazer um esforço para conhecer não é?

Unknown disse...

Vamos ver se nos entendemos. Quer me dizer que temos capacidade de defesa do nosso espaço em caso de um hipotético ataque às nossas fronteiras?

Ora vejamos: compramos os 12 EH101, sendo que apenas 8 já estão em Portugal a partir do início deste ano, substituindo os Pumas, cada um com já 30 anos de exercício. Apenas 2 são usados para a vigilância dos mares e pesca (que estão equipados com o radar APS-717P). Agora fala-se em reutilizar os Pumas para a protecção civil.

Temos cerca de 3 dezenas de "Lockheed Martin F-16A" e "F16-AM", sem qualquer utilidade para o nosso espaço aéreo. Este avião criado nos anos 70, foi sobretudo construido como avião de ataque, embora pela sua polivalência e utilidade, fosse igualmente utilizado para missões defensivas. Mais recentemente começamos a vendê-los - não é por acaso que isto acontece. Mas novamente pergunto: vamos atacar alguém? Alguém nos vai atacar?

Nem me façam falar em submarinos: que eu saiba desde 2005, temos... um (1)! o N.R.P. Barracuda (lançado à água em 1965 - o homem ainda nem tinha ido à Lua); e se acha que um submarino "classe Albacora", com 12 tubos de torpedos, não recarregáveis, é capaz de chegar sequer ao pé de um porta-aviões moderno, quanto mais ao ponto de afundá-lo... até 2008/2009, vamos lá esperar pelos 3 U209-PN.

A verdade é que a nossa força militar deverá primordialmente centrar-se na vigilância e protecção costeira, e aí sim, tendo os modelos mais avançados para o efeito. Não é comprar por comprar e ficar com eles por mais de 40 anos!!