domingo, junho 18, 2006

Uma questão de tamanho

(Por ordem de tamanho: Sol, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno, Terra, Marte, Vénus, Mercúrio e Plutão)

O Universo na sua definição cosmológica é conjunto de estrelas, planetas, galáxias e outros objetos celestes inseridos no sistema espaço-temporal que obedecem às leis físicas conhecidas. Esta definição, embora bastante vasta, é ainda incompleta frente aos avanços do conhecimento e da agregação cada vez maior de estruturas antes desconhecidas e que passam a ter comprovação científica.

No infinito seio deste vasto Universo, existimos nós algures. A Via Láctea é a nossa morada espacial, e é a galáxia onde está localizado o Sistema Solar da Terra. É uma estrutura constituída por cerca de duzentos mil milhões de estrelas e tem uma massa de cerca de 750 biliões e um trilião de massas solares. A idade da Via Láctea está calculada entre treze e vinte biliões de anos, embora alguns autores afirmem estar na faixa de quatorze biliões de anos.

O nosso bairro é o Sistema Solar. Este é constituído pelo Sol e um imenso grupo de corpos que o rodeia, em que se destacam os planetas. Mas existem outros pequenos corpos tais como os planetas menores (asteróides e transneptunianos), cometas, os satélites naturais dos planetas e até pequenos meteoros.

Por fim temos a Terra, a nossa casa. A Terra é o terceiro planeta em órbita do Sol, depois de Mercúrio e Vénus, e anterior a Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão. Possui um satélite natural, a Lua. Entre os planetas do Sistema Solar, a Terra tem condições únicas: mantém grandes quantidades de água, tem placas tectónicas e um forte campo magnético. A atmosfera interage com os sistemas vivos. A ciência moderna coloca a Terra como único corpo planetário que possui vida, na forma como a reconhecemos - entre os quais estamos nós, os humanos.

Como dá para perceber, no infinito do Universo, somos apenas um pontito. Um ponto especial é certo. Mas apenas um ponto. Para dar uma noção, se desaparecemos hoje, ninguém daria pela falta deste planeta. Portanto caríssimos, pensemos verdadeiramente em nós e pensemos em preservar a nossa casa. Porque é a única que temos.

Sem comentários: