quarta-feira, junho 28, 2006

High Definition TV

Apesar de só agora chegar à Europa, a HDTV no Japão já está a evoluir para o Super High Definiton

Chama-se High Definition e é o último grito no que diz respeito às novas tecnologias audiovisuais.

Aproveitando o Mundial 2006 este novo sistema transporta o telespectador para o estádio. A sua alta definição permite que se observe os mais pequenos pormenores e detalhes do jogo. O sistema é dos mais completos e permite acesso total ao satélite directamente da sua casa.

Este novo sistema permite aos espectadores quase interagir com o próprio ambiente que envolve o jogo dada a qualidade extrema da imagem que transmite, já que é possível vislumbrar o mais pequeno pormenor de tudo o que se passa ao nível do estádio e de todo o ambiente que rodeia um jogo de futebol.

Os canais são captados com câmaras de Alta Definição desde o satélite e retransmitidos pelas respectivas antenas parabólicas. A televisão digital ou TV digital usa um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma freqüência (canal). Os padrões em operação comercial são capazes de transportar até 19 Mbps. Tendo em atenção que um programa em alta definição ocupa 15 Mbps, em detrimento dos programas em definição padrão, que consomem em média 4 Mbps, o espaço que ocupam ao nível de satélite é três vezes superiores do que um canal normal.

O HDTV é distribuído num sistema denominado “FI” que recebe directamente os sinais do satélite para a “sua” casa. Agora, é recomendável que, quando da colocação da antena, quer em edifícios, quer noutros sítios, a mesma seja feita de forma cuidada, pois, dadas as dimensões da mesma, pode destoar da arquitectura do prédio.

O grande inconveniente actual prende-se inevitavelmente com os custos, já que, como só agora este sistema começa a chegar à Europa, ainda não está ao alcance de qualquer bolso.

1 comentário:

LM disse...

Uma das ironias da HDTV que mais acho piada é que a tecnologia tem tanta definição que até se consegue ver, em grande detalhe, as rugas e imperfeições de pele nos actores e celebridades.

Tenho lido que até já deu origem a alguns lobbies por parte de alguns actores que ficam bem mais desfavorecidos :)