quarta-feira, janeiro 11, 2006

A grande luta de galos

Ainda não percebi bem esta campanha presidencial. Afinal, estamos a eleger um Presidente da República ou a assistir uma luta de galos?



"O grande combate é entre mim e Cavaco Silva"
Manuel Alegre - 10.01.2006


Combate? Duelo? Ainda hoje de manhã ouvi um comentário de um mandatário da campanha do candidato Manuel Alegre, que inquirido sobre o porquê de votar em Alegre, respondeu "porque segundo as sondagens é o único capaz de chegar à segunda volta e derrotar o candidato da direita". Dito isto, só posso concluir que o objectivo é não deixar a direita vencer! Promover as garantias constitucionais, o respeito pelos orgãos de soberania, promover a estabilidade institucional, abrir portas de relacionamento com a comunidade mundial... não!! O importante é não deixar a direita ganhar.

Se entrevistássemos os mandatários de todos os candidatos teriamos algo do género:

PERGUNTA: Porque é que se deve votar no seu candidato?

MANDATÁRIO DE CAVACO SILVA (MCS): Vê alguém mais qualificado? O homem tem razão e raramente se engana. Por isso só pode ser ele, não é verdade?

MANDATÁRIO DE MÁRIO SOARES (MMS): Porque Soares é fixissimo! Porque é quase tão antigo como a constituição portuguesa e continua moderno. Já dorme menos e tudo. E tá com falta de milhas, coitado!

MANDATÁRIO DE MANUEL ALEGRE (MMA): Porque é o verdadeiro candidato da esquerda democrática, porque tem coragem, avança sozinho e ninguém o cala... e porque a direita não pode ganhar e o Soares e o PS foram muito maus para ele!

MANDATÁRIO DE FRANCISCO LOUÇÃ (MFL): (pousando a passa) Louçã é o único que diz a verdade nesta país. Conhece as intrincadas teias do poder e não se deixou envolver nos seus meandros. Porque é a única voz que se ergue no marasmo nacional político que ousa enfrentar os poderes institucionalizados, os lobbies e as ligações perigosas do poder... e porque arranja material óptimo a bom preço!

MANDATÁRIO DE JERÓNIMO DE SOUSA (MJS): Porque é o único capaz de defender o proletariado, os trabalhadores, as mulheres dos trabalhadores, os filhos dos trabalhadores, os pais dos trabalhadores, o periquito dos trabalhadores... contra os demónios da direita de Santanás, Lúcifer e Belzebeu!

Pergunta: A ser eleito o que promete e pretende fazer no cargo?

MCS: Promete resolver todos os problemas do país! Só não resolve a questão da morte... e mesmo assim já esteve mais longe!

MMS: Fazer o que desde sempre se fez. Remodelar o Palácio de Belém. Não gosto da decoração deste que lá está. E quem sabe levar os meus netos a passear e tal... talvez Bermudas, Dubai, Barbados...

MMA: Agir com coragem e determinação, com confiança e segurança. Porque ao presidente, ninguém o cala!

MFL: Ganhar??? O que é isso? Isto ganha-se? (dá uma passa forte e longa)

MJS: Acabar de vez com a exploração do proletariado, dos trabalhadores, dos filhos dos trabalhadores, dos pais dos trabalhadores, do periquito dos trabalhadores... e exterminar de vez os diabos da direita!


Pobre povo... nação valente e imortal!

1 comentário:

Unknown disse...

Of course my darling dearest! ;)