quarta-feira, janeiro 11, 2006

A Bomba do Inferno

Irão vai retirar selos colocados em três unidades de enriquecimento de urânio

O Irão vai retirar até amanhã os selos colocados pela Agência Internacional de Energia Atómica (AEIA) em três das suas unidades de pesquisa nuclear, anunciou hoje o director-geral da agência da ONU. Os Estados Unidos já alertaram Teerão para as consequências desta decisão e o Reino Unido criticou igualmente as autoridades iranianas, embora tenha sublinhado que a questão deve ser resolvida através da diplomacia.

Num comunicado divulgado hoje em Viena, Mohamed ElBaradei, que já informou o conselho de governadores da AIEA da decisão iraniana, indica que "os inspectores da agência confirmaram que o Irão começou a retirar os selos colocados pela AIEA nos equipamentos e material associados ao enriquecimento de urânio em Natanz".

Ainda de acordo com o alto responsável, a remoção dos selos da agência será concluída até amanhã em Natanz, bem como em dois locais de armazenamento e de testes que lhe estão associados: Pars Trash e Farayand Technique.

Nada como criar um clima de medo. O problema não é a investigação e pesquisa nuclear. O problema está em quem a pratica e com que fins. A humanidade ainda não aprendeu de facto.

Sem comentários: