sexta-feira, dezembro 02, 2005

300 milhões de crianças passam fome no mundo

África, Índia e China no topo da lista

Trezentos milhões de crianças “passam hoje fome em todo o mundo”, o que representa “a maior vergonha da nossa época” e é “inaceitável”. O balanço e negro é de James Morris, responsável do Programa Alimentar Mundial (PAM), a agência da ONU especializada na ajuda alimentar.

“Trezentos milhões de crianças têm fome”, enquanto “sabemos como resolver esse problema”, começou por afirmar James Morris numa entrevista à AFP, acrescentando que entre “90 milhões a 100 milhões delas estão em África, 80 milhões na Índia, 40 milhões na China, países que apresentaram bons progressos em termos de luta contra a pobreza”. Ainda de acordo com o responsável do PAM, os restantes casos sofrem de malnutrição e repartem-se pelo resto da Ásia, em países como o Afeganistão (seis milhões), e na América Latina.

“Por apenas alguns euros podemos alimentar uma criança, abrigá-la do frio e enviá-la para a escola”, continuou Morris, sustentando que “não há investimento mais frutuoso que o de alimentar uma criança”. Não se trata “de um investimento oneroso, já que o ‘benefício’ é enorme quando essas crianças estão no caminho de terem a sua própria vida, estarem bem de saúde e educados”, afirmou o responsável do PAM, que em Janeiro abre uma delegação em Paris.

Sublinhando que “França tem sido sempre muito generosa sobre este problema e que pode ter um papel motor nesta questão”, Morris indicou que é necessária “uma nova forma de parceria (...) nomeadamente com pessoas do mundo dos negócios e do desporto”.

fonte: PUBLICO

300 milhões de crianças à fome. Quantas mais milhões de adultos. À fome! Creio que só quem passa por esta situação é que poderá saber o terrível que isso é. Querer comer e nada ter a não ser o pó do chão. Ver os filhos com fome e nada lhes ter para dar. O desespero que se apodera das pessoas. E nós, no nosso cantinho bem quente, com um repasto cheio e volumptuoso...

Não me sinto culpado por ter essa sorte. Sorte de ter nascido no seio de uma família que felizmente não tem desses problemas. Não me sinto, como ninguém o deve sentir. Fico é incrédulo como se pode deixar a raça humana chegar ao ponto da total miséria. Sei que há muitas pessoas que ajudam e tentam o melhor para aquela gente. Mas o que tem de mudar são os poderes políticos. São os interesses económicos. Tudo conjugado para parar a evolução daqueles povos. Da mão de obra barata e descartável. Dos iletrados que não sabem que são explorados. Gente sem direitos e sem vida.

Isto sim revolta-me. Não me sinto culpado. Mas sinto-me revoltado.

7 comentários:

Unknown disse...

"Tudo isso acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos". Acorda Brasil.

bialux disse...

É uma situaçao revoltante mesmo, mas me pergunto, com um problema tao serio como esse pq nao param de fazer filhos? Já seria um bom começo.
Podem ate argumentar que eles nao tem um conhecimento mais amplio sobre a sexualidade, porém eles sabem por natureza como reproduzir e poderiam pensar um pouco e evitar mais crianças passando fome.

De todas as formas contunuo achando um absurdo a miseria em que esse povo vive, e como alguns paises creen que nao tem obrigaçao com essa gente, quado os mesmos abusaram da escravidao e proporcionaram isso.

E nao precisa ir tao longe pra ver situaçoes semelhantes, infelizmente ai no Brasil as crianças tambem sofrem com a fome e sao pouquissimas as entidades existentes para combater isso.

=(

Anónimo disse...

muito triste!tomare que logo acabe esta fome no estado de sao paulo-sp

Unknown disse...

Terrivel problema e eu fico de coração na mão de ver, presenciar e nada poder fazer, ou mesmo que possa, seria muito pouco para a quantidade de crianças que sofrem com isso. Mas apesar disso, se cada ser humano existente na Terra fizesse pelo menos um pouco, não teriamos tanta miséria, desunião, crueldades, abandono de crianças e muitos outros problemas, a verdadeira solução ta no coração de cada um, e sabemos disso!
Um abraço!

Anónimo disse...

eu fico revoltada em ver tantas crianças morrendo de fome por causa de pessoas sem conciência que são corruptas robaão e sem lembra que esse diheiro que esta sendo muitas vezes servindo para lazeres podem está ajudando a acababar com a fome. Nunca podemos esquecer de que a qualquer hora do dia pode estar morrendoalguma criança por fome

Anónimo disse...

é muito triste ver isso acontecendo..muitas gente ricas com tantos dinheros e gastando com besteira...enquanto milhoes pessoa passando fome!!! q vergonha

Anónimo disse...

A fome não acaba por causa da incompetencia e egoismo desses governantes tolos do mundo. Com as sobras de comida dos americanos, daria para alimentar boa parte da África; com o que eles gastam com cachorros, daria para alimentar boa parte da África.
Algumas pessoas valorizam mais uma bosta de um cahorro(nada contra cachorros, eu acho eles muito ''massas'') que a saúde de famintos por um pão!