Um avião alegadamente ao serviço da CIA estava às 21h20 estacionado na base militar norte-americana das Lajes, (Açores), noticiou hoje a rádio TSF.
De acordo com aquela estação de rádio, o aparelho faz parte de uma lista elaborada pelo grupo de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch como um dos meios de transporte utilizados pela agência norte-americana CIA para o transporte secreto de alegados terroristas.
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse à TSF que o avião foi inspeccionado pelas autoridades portuguesas, não foi encontrado qualquer passageiro a bordo e que se trata de um aparelho que faz escalas regulares naquela base, nomeadamente nas ligações Iraque/EUA e Afeganistão/EUA.
A rádio adiantou ainda que o aparelho foi inspeccionado por elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e da Brigada Fiscal e que foram apenas detectados a bordo os quatro elementos da tripulação, que seguirá mais tarde rumo às Bermudas.
Há duas semanas, a revista “Focus” noticiou a alegada utilização de aeroportos e bases aéreas em território nacional por aviões ao serviço da CIA.
A 17 de Novembro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, assegurou que "desde 12 de Março [data da posse do Governo PS], não houve qualquer voo deste tipo [com aviões ao serviço da CIA] sobre território português". Na semana passada o secretário de Estado da Cooperação João Gomes Cravinho afirmou que o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) estava a "ponderar a possibilidade" de abrir uma investigação sobre o caso.
O caso já motivou pedidos (do PCP e BE) de audição no Parlamento do ministro Freitas do Amaral, que foi já aceite pelo Governo, mas não tem ainda data marcada.
Sem comentários:
Enviar um comentário