segunda-feira, novembro 28, 2005

Mau tempo na Madeira já chegou

Capitania do Funchal emite aviso de mau tempo

A Capitania do Porto do Funchal emitiu no final tarde de hoje um aviso de mau tempo para o arquipélago da Madeira e recomendou a todas as embarcações que regressem aos postos de abrigo. Segundo a Capitania do porto do Funchal, os ventos que podem soprar entre os 62 a 74 quilómetros/hora.

Em declarações à Lusa, o capitão do Porto do Funchal, capitão-de-mar-e-guerra Raul Ramos Gouveia, disse não haver, de momento, "qualquer problema no mar". Raul Ramos Gouveia referiu ainda que estas condições de tempo intensificarão durante a noite de hoje até às 12h00 de amanhã. Por esse motivo, o navio patrulha "Save" não rumará amanhã até às ilhas Selvagens, onde faria a rendição dos dois guardas do Parque Natural da Madeira e desembarcaria os mantimentos para aquele posto, rendido de 21 em 21 dias. O "Save" aguardará por melhores condições meteorológicas, devendo fazer a viagem no próximo dia 1 de Dezembro.

O Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) emitiu também esta tarde um aviso de mau tempo informando da intensidade da pluviosidade, ventos fortes, com velocidades que podem atingir os 70 quilómetros/horários e rajadas de 80 quilómetros/horários e ondulação marítima que na costa Sul poderá ser de quatro a seis metros. O SRPC desaconselha a circulação nas zonas mais altas da Madeira e apela ao reforço de atenção às partes mais frágeis das habitações e às infra-estruturas da orla costeira.

Devido às más condições atmosféricas, resultantes da passagem, ao largo da Madeira, da tempestade Delta, a caminho das Canárias, o navio "Lobo Marinho" não fez hoje a sua ligação entre o Funchal e o Porto Santo, deixando em terra cerca de 100 passageiros. Entretanto, segundo o Instituto de Meteorologia, a tempestade "Delta" dissipou-se e tornou-se numa depressão tropical. Apesar da chuva em todo o território madeirense, apenas os Bombeiros Municipais do Funchal foram solicitados para a remoção de algumas pedras que caíram via de circulação da cota 40. As restantes corporações de bombeiros da Região não foram requisitadas.

De acordo com o Aeroporto Internacional da Madeira, o mau tempo não afectou hoje as aterragens e descolagens das aeronaves.

A verdade é que hoje ainda não parou de chover...

Sem comentários: