sexta-feira, outubro 21, 2005

Tiago Monteiro com três recordes do Mundo

Fórmula 1 — Época “estrondosa” do piloto português

Tiago Monteiro terminou em beleza a sua primeira temporada na fórmula 1 e deixou-a bem marcada, com um excelente conjunto de resultados que lhe permitiram a subida ao pódio e a conquista de vários feitos que serão escritos a “ouro” no “mundial”, e na história do automobilismo português.

O piloto conseguiu o «maior número de quilómetros realizados em corrida durante um campeonato de F1 desde sempre: 5.521 km constituem o novo recorde do Mundo».

Tiago cometeu ainda a proeza do «maior número de corridas terminadas numa temporada. Só são válidas se o piloto corta a linha da meta. Tiago Monteiro conseguiu-o em 18 dos 19 Grandes Prémios do maior campeonato da história da F1». O antigo recorde de 17 corridas era dividido entre Rubens Barrichello e Michael Schumacher.

O piloto alcancou ainda o «maior número de Grandes Prémios consecutivamente terminados, em ano de estreia na fórmula 1». Tiago Monteiro subiu para 16. O recorde que Sir Jackie Stewart guardava há 40 anos era de seis corridas, mas foi largamente superado pelo piloto português, que deixou agora a fasquia bem mais alta para os próximos “rookies”.

Na votação realizada entre os leitores da revista britânica “F1 Magazine”, que é traduzida em vários idiomas, contando com leitores em todo o Globo, Tiago Monteiro foi efectivamente o melhor de todos os novos pilotos do Campeonato do Mundo de 2005.

Tiago Monteiro termina o seu primeiro campeonato na liderança de várias outras estatísticas: piloto com mais quilómetros realizados nos fins-de-semana de corrida do “mundial” de 2005, 11.221 km (somando corridas, treinos e qualificação) e piloto com mais voltas realizadas nos fim-de-semana de Grande Prémio: 2.293 voltas.

Agora é esperar que o Tiago Monteiro consiga um lugar numa equipa para a próxima temporada do maior circo automóvel do mundo!

Sem comentários: