sexta-feira, outubro 28, 2005

"SSETI Express" já está em órbita

Primeiro satélite construido por estudantes foi lançado com sucesso

O vaivém SSETI Express, desenhado e construído por estudantes universitários europeus, que trabalharam via Internet, foi lançado com sucesso hoje pelas 08:52 numa base de lançamento russa, informou em comunicado a Agência Espacial Europeia.

às 10:29 o centro de controlo da Universidade em Aalborg (Dinamarca) recebeu os primeiros sinais do satélite.

O SSETI ("Student Space Exploration and Technology Iniciative") Express, um pequeno vaivém similar, em tamanho e forma, a uma máquina de lavar roupa, além de servir como um teste ao design também tirará fotografias da Terra e funciona como um rádio transmissor.

O desafio foi lançado a 23 grupos universitários, com raízes culturais diferentes, que trabalharam de locais de toda a Europa via Internet para construírem, juntos, o satélite.

A iniciativa partiu do Departamento de Educação da Agência Espacial Europeia em 2000, com o objectivo de proporcionar experiência e incentivar os estudantes a seguir carreiras na área da tecnologia e ciência.

Mais de 400 estudantes europeus já participaram activamente no projecto estando, actualmente, em desenvolvimento mais dois satélites.

info "Lusa"
Enviar um comentário